terça-feira, 21 de outubro de 2014

Dilma aparece numericamente à frente de Aécio, indica Datafolha

• Segundo pesquisa realizada nesta segunda-feira, petista aparece com 52% dos votos válidos contra 48% de tucano

Daniel Bramatti – O Estado de S. Paulo

Pela primeira vez desde o início do 2.º turno, pesquisa Datafolha mostra a presidente Dilma Rousseff (PT) numericamente à frente de seu adversário, Aécio Neves (PSDB), embora ainda em situação de empate técnico, no limite máximo da margem de erro. A petista tem 52% das intenções de voto, e o tucano, 48%.

Divulgado nesta segunda-feira, o resultado se refere aos votos válidos, do qual são excluídos nulos, brancos e respostas dos eleitores indecisos. Nesse universo, Dilma cresceu três pontos porcentuais desde o levantamento do Datafolha da quarta-feira da semana passada, quando aparecia com 49%. Aécio, que tinha 51%, caiu os mesmos três pontos.

Na primeira pesquisa do instituto, feita logo após o 1.º turno, o placar também havia sido de 51% a 49% para o tucano e para a petista, respectivamente.

A margem de erro da pesquisa é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos. O fato de Dilma aparecer com quatro pontos a mais do que o adversário, no limite da margem, indica que a probabilidade de eles estarem de fato empatados é muito baixa.

Levando-se em consideração os votos totais, a presidente teve, na série de três pesquisas do Datafolha no 2.º turno, 44%, 43% e, agora, 46%. Já Aécio começou com 46%, passou para 45% e, por fim, chegou a 43%. Os indecisos se mantiveram na faixa dos 6%. Os eleitores dispostos a anular ou a votar em branco passaram de 4% para 6% e, agora, somam 5%.

A taxa de rejeição a Aécio oscilou para cima desde a última quarta-feira, de 38% para 40%. Já os que afirmam que não votam em Dilma de jeito nenhum passaram de 42% para 39%.

O levantamento do Datafolha foi todo feito ontem – ou seja, já captou eventuais efeitos do terceiro debate do 2.º turno, realizado na noite de domingo na TV Record. O último dos confrontos televisivos entre a petista e o tucano ocorrerá na sexta-feira, na TV Globo.

No 1.º turno, Dilma obteve, em valores arredondados, 42% dos votos válidos. Aécio ficou com 34%. Terceira colocada, Marina Silva (PSB) teve 21% e declarou apoio ao tucano.

O Datafolha ouviu 4.389 eleitores em 257 municípios. O intervalo de confiança é de 95%, ou seja, em cada 100 pesquisas feitas com a mesma metodologia, 95 terão o resultado dentro da margem de erro esperada. O levantamento foi encomendado pela TV Globo e pelo jornal Folha de S.Paulo. O registro na Justiça Eleitoral foi feito sob o protocolo BR-01140/2014.

Prévia. O instituto MDA também divulgou pesquisa ontem de manhã, com resultado semelhante. O levantamento apontou empate técnico: 50,5% para Dilma e 49,5% para Aécio, no universo dos votos válidos. Nos votos totais, o resultado foi de 45,5% a 44,5%. A margem de erro da pesquisa, encomendada pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT), é de 2,2 pontos porcentuais para mais ou para menos.

O MDA realizou 2.002 entrevistas entre os dias 18 e 19 de outubro em 137 municípios de 25 unidades da Federação das cinco regiões. A pesquisa foi registrada no TSE sob o número BR-01139/2014.

Nenhum comentário: