sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Aécio empata com Marina na briga para enfrentar Dilma no 2º turno

• Petista é líder isolada com 40% das intenções de voto e venceria qualquer adversário num embate final, diz Datafolha

• Levantamento do Ibope divulgado nesta quinta indica a possibilidade de vitória da petista já no primeiro turno

Ricardo Mendonça – Folha de S. Paulo

SÃO PAULO - A disputa pela Presidência da República deverá chegar à fase final do primeiro turno com uma briga extremamente acirrada entre Marina Silva (PSB) e Aécio Neves (PSDB).

O senador tucano conseguiu empatar com a ex-ministra do Meio Ambiente na disputa pelo segundo lugar.

Pesquisa Datafolha concluída nesta quinta (2) mostra Marina com 24% das intenções totais de voto e Aécio, com 21%. Como a margem de erro do estudo é de dois pontos para mais ou para menos, a situação é de empate técnico entre os dois postulantes.

A presidente Dilma Rousseff (PT) lidera isolada o primeiro turno com 40% --o mesmo patamar dos dois últimos levantamentos.

Atacada pelos rivais, com menos tempo de TV, dificuldades para explicar mudanças em seu programa e declarações contraditórias sobre a CPMF (o imposto do cheque), Marina cai ou oscila para baixo pesquisa após pesquisa desde o início de setembro.

No mesmo período, ocorreu o oposto com Aécio. Embora também tenha cometido erros e tenha sido atacado, ele variou positivamente pela quinta vez consecutiva.

A vantagem de Marina sobre o tucano chegou a ser de 20 pontos. Hoje é de 3 pontos.

Juntos, os outros candidatos somam 4% das intenções de voto. Brancos e nulos são 5%, indecisos são outros 5%.

Em votos válidos (conta que descarta brancos e nulos), o placar do primeiro turno na pesquisa Datafolha é Dilma com 45%, Marina com 27% e Aécio com 24%.

Nos testes de segundo turno, a presidente vence tanto Marina quanto Aécio com o mesmo resultado: 48% a 41%.

O levantamento mostra Dilma líder nas cinco regiões do país. No Sudeste, área com a maior concentração de eleitores, ela tem 32% (dois pontos a mais que no levantamento anterior), contra 28% de Marina e 26% de Aécio.

No Nordeste e no Norte, sua vantagem é folgada: 55% e 48%, respectivamente.

No Sul, Dilma alcança 38%, 10 pontos a mais que Aécio, 21 a mais que Marina. No Centro-oeste, a dianteira é um pouco mais apertada: 35% contra 28% da pessebista e 26% do tucano.

O Datafolha ouviu 12.022 eleitores na quarta e na quinta por encomenda da Folha em parceria com a TV Globo.

Com pequenas diferenças em relação aos dados do Datafolha --todas coerentes com as margens de erro--, um levantamento do Ibope também divulgado nesta quinta sugere outra grande indefinição nessa reta final da campanha: a possibilidade de Dilma vencer no primeiro turno.

Para isso, ela precisa ter mais de 50% do votos válidos.

Conforme o Ibope, a petista tem 40% dos votos totais; Marina tem 24%; Aécio, 19%.

O campo foi entre 29 de setembro e 1º de outubro, a margem de erro é de dois pontos.

Como o Ibope detecta totais ligeiramente maiores de branco ou nulo e indecisos (8% e 5%), Dilma alcança 47% dos votos válidos na simulação do instituto. Estaria, portanto, a 3 pontos de concluir a eleição no domingo.

Bolsa
A Bolsa conseguiu recuperar parte das perdas registradas após três sessões seguidas de queda e subir nesta quinta-feira. O Ibovespa subiu 1,25%, a 53.518 pontos ""após alternar vários momentos de alta e baixa no dia.

No mercado cambial, o dólar à vista, referência no mercado financeiro, fechou o dia com queda de 0,14%, a R$ 2,484. O dólar comercial, usado no comércio exterior, subiu 0,28%, a R$ 2,492.

Desde o início da campanha eleitoral, o mercado financeiro tem reagido aos resultados das pesquisas eleitorais, subindo quando a oposição tem bom desempenho e caindo quando Dilma aparece melhor.

Analistas afirmam que investidores e operadores do mercado enxergam com bons olhos a possibilidade de mudança de gestão nas estatais, pois consideram a atual administração excessivamente intervencionista.

Nenhum comentário: