terça-feira, 23 de setembro de 2014

Site de TV criada por Chávez ataca Marina

• Telesur publica artigo em que ex-senadora é tachada de extrema-direita

Simone Iglesias – O Globo

BRASÍLIA - A campanha do medo do PT e da presidente Dilma Rousseff contra a ex-senadora Marina Silva ganhou o reforço de Venezuela, Cuba, Bolívia e Argentina. A Telesur, estatal de TV que reúne esses quatro países, divulgou no fim da semana, em seu site, artigo de Miguel Angel Ferrer sobre as eleições brasileiras. No texto, Marina e o PSB são tratados como "extrema direita" e "alinhados aos ditados de Washington".

"Marina Silva, candidata do Partido Socialista, organização política de extrema-direita, fiel seguidora dos ditados de Washington e que de socialista só tem o nome", diz o texto assinado por Ferrer, economista, fundador e diretor do Centro de Estudos de Economia e Política. Ferrer é analista político em programas de rádio ligados a Telesur.

Marina, "a candidata da direita que quer fortalecer os laços com os Estados Unidos" é comparada a Fernando Collor de Mello, José Sarney, Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso, todos ex-presidentes descritos como "submissos" e "altamente dependentes" do governo norte-americano. O texto não cita, porém, a proximidade da gestão de Dilma com Sarney, por quem a presidente disse nesta campanha ter "muito respeito"; nem o fato de Collor (PTB-AL) integrar a base aliada.

O artigo diz que Marina acabará com "o exitoso programa de combate à fome" e o substituirá, "obviamente", por algum programa de ajuste idealizado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI). Em outro trecho, diz que Marina, chamada de "peão feminino de Washington", acabará com a União das Nações Sul-americanas (Unasul) e dará atenção à Organização dos Estados Americanos (OEA), uma organização "antiga e putrefata".

Segundo o analista, ela fará o mesmo com o Mercosul. "Para que o Mercosul, dirá, se temos a Alca (Acordo de Livre Comércio das Américas), instrumento comercial de domínio e subordinação ao império", diz.

A Telesur chama de "reveladora" a opinião de Marina de que, se eleita, trabalhará para impulsionar os direitos humanos em Cuba."Tem dona Marina alguma leve ideia do enorme prestígio que tem Cuba no mundo, precisamente no campo do respeito e proteção aos direitos humanos? Quem sugeriu à candidata dos Estados Unidos tornar esse tema parte principalíssima de sua agenda eleitoral?", questiona.

A Telesur é uma rede de TV estatal financiada pelos governos de Venezuela, Cuba, Argentina e Bolívia. Foi idealizada por Hugo Chávez, em 2005, quando ele presidia a Venezuela.

Nenhum comentário: