quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Segundo turno de arrepiar

• Novas pesquisas MDA e Ibope apontam para uma disputa acirrada entre candidatas

Eduardo Miranda, Paulo Henrique de Noronha – Brasil Econômico

A presidenta Dilma Rousseff (PT),candidata à reeleição, ampliou sua vantagem sobre Marina Silva(PSB) no primeiro turno das eleições presidenciais e está tecnicamente empatada com a adversária no segundo turno, segundo duas novas pesquisas divulgadas ontem — do Ibope, encomendada pela TV Globo e pelo jornal "O Estado de S. Paulo", realizada entre20 e 22 de setembro; e da MDA,contratada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), feita nos dias 20 e 21 .Segundo o Ibope, a vantagem de Dilma sobre Marina no primeiro turno passou de 6 pontos percentuais (p.p.) para 9 pontos na nova pesquisa. Dilma agora tem 38% das intenções de voto, contra 29% de Marina. Já pela nova pesquisa da MDA, a diferença, a favor de Dilma, passou de 4,6 p.p. para 8,6 p.p. — a petista está com 36% contra 27,4% de Marina.

Aécio Neves (PSDB) cresceu na pesquisa MDA, mas ficou estacionado no Ibope. Ele passou de 14,7% para 17,6%, segundo a MDA. Mas, pelo Ibope, depois de subir 4 pontos na pesquisa anterior, agora estacionou em 19%. Nos dois institutos, o segundo turno mostra um empate técnico entre Dilma e Marina. Pelo MDA, Dilma teria 42% contra 41% de Marina; na pesquisa anterior, Marina liderava com 45,5%, contra 42,7% da petista. Já pelas contas do Ibope, as duas candidatas estão agora com 41%; na pesquisa antecedente, Marina ganhava por43%, contra 40% de Dilma. De acordo com Ricardo de Oliveira, cientista político e professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), há uma tendência dos movimentos das candidaturas de Dilma e Marina: "A distância aumenta entre elas, e Marina apresenta uma visível tendência de queda.

E há também uma aceleração dessa queda. Marina sente o impacto das críticas e das erratas do programa de governo e passa a percepção de que, de fato, teve o comportamento de uma onda". Para o cientista político Cristiano Noronha, da Arko Advice, Marina deve se preocupar em segurar a vantagem que tem sobre Aécio no primeiro turno. "Abaixo de10 pontos, pode ser arriscado, porque na reta final podemos ter algum movimento inesperado do eleitor", adverte, lembrando que, em 2010, quando abriram as urnas, Marina tinha mais votos do que as pesquisas mostravam. Cristiano Noronha acredita que, no segundo turno, Dilma tem uma importante vantagem: "Ela tem uma máquina governamental trabalhando em favor de sua reeleição. Marina dependerá muito de acordos que conseguir fechar.

Resta saber se ela terá condições de atrair aliados que foram derrotados no primeiro turno, como PSDB, DEM e PV".Ricardo Oliveira lembra que Dilma tem uma campanha muito estruturada e resiste bem aos ataques da oposição. "Já Marina tem revelado fragilidade na questão partidária e na infantaria de sua campanha. Quanto mais ela fala e se posiciona, mais desagrada grupos de interesses", afirma.

Nenhum comentário: