sábado, 27 de setembro de 2014

Rollemberg lidera disputa pelo governo do DF, diz Datafolha

- Folha de S. Paulo

BRASÍLIA - O senador Rodrigo Rollemberg (PSB) assumiu a liderança na disputa pelo governo do Distrito Federal.

Na mais recente pesquisa Datafolha, divulgada nesta sexta-feira (26), o pessebista aparece com 35% dos votos, seguido pelo atual governador, o petistaAgnelo Queiroz (22%) e Jofran Frejat (PR), com 19%.

Após os três candidatos, aparecem o candidato tucano Luiz Pitiman, com 4% e Toninho do PSOL, com 3%. Perci Marrara (PCO) foi citada, mas não atingiu 1%. Votos brancos e nulos chegam a 8% e 9% não souberam responder. Na pesquisa anterior esses índices eram 8% e 10%, respectivamente.

A concorrência pelo Palácio do Buriti sofreu uma reviravolta desde a retirada da candidatura de José Roberto Arruda, há doze dias. O então candidato a vice, Jofran Frejat, assumiu a cabeça de chapa, enquanto a mulher de Arruda, Flávia, ficou com a vice.

Barrado pela Lei da Ficha Limpa, o ex-governador decidiu sair da corrida eleitoral após enfrentar derrotas no STJ (Superior Tribunal de Justiça) e no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Arruda liderava as pesquisas de intenção de voto no DF, apesar de ter sido condenado duas vezes pelo escândalo conhecido como "mensalão do DEM". Na última pesquisa Datafolha, realizada antes de ele retirar sua candidatura, o ex-governador aparecia com 37% dos votos, seguido pelo atual titular, Agnelo Queiroz (PT), com 19% e Rollemberg (PSB), 18%.

O Datafolha ouviu 1.049 eleitores do Distrito Federal entre os dias 25 e 26 deste mês. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Rejeição
O atual governador tem o maior índice de rejeição entre o eleitorado do DF. Na pesquisa, 48% afirmam não votar no petista. O candidato do PR é rejeitado por 26%, Luiz Pitiman e Toninho do PSOL são rejeitados por 19% dos eleitores, cada e Perci Marrara (PCO) por 17%. Rollemberg tem o menor índice de rejeição: 11%.

Segundo turno
A pesquisa fez duas simulações para o segundo turno - em ambas, Rollemberg lidera a disputa. Em um dos cenários, se a disputa ficasse entre Rollemberg e Agnelo, o senador manteria a liderança, com 58% das intenções de voto, contra 25% do atual governador. Votariam em branco ou nulo 9% e indecisos somam 8%.

No outro cenário, numa concorrência entre Rollemberg e Frejat, o senador também aparece liderando, com 54% contra 26%. Votos brancos e nulos somaram 11% e indecisos, 9%.

Senado
Na disputa pela vaga no Senado Federal, Reguffe manteve a liderança e cresceu 7 pontos percentuais em comparação à pesquisa anterior, realizada no início do mês. Agora, o candidato do PDT aparece com 42% das intenções de voto (antes, o percentual era de 35%).

O candidato Magela (PT) tem 20% - antes, somava 18% dos eleitores. Em seguida aparecem Gim Argello (PTB) com 10%, Sandra Quezado (PSDB) com 2% e os candidatos Robson do PSTU, Aldemário (PSOL), Jamil Magari (PCB) e Expedito Mendonça (PCO) não atingiram 1%.

Votos brancos e nulos somam 10% e indecisos 15%.

Nenhum comentário: