quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Pezão empata com Garotinho no Ibope

• Candidato do PMDB sobe 6 pontos e vence o adversário do PR no segundo turno

Marcelo Remigio – O Globo

RIO E SÃO PAULO - O governador do Rio, Luiz Fernando Pezão (PMDB), cresceu seis pontos percentuais na pesquisa TV Globo/Ibope de intenções de voto para o Palácio Guanabara divulgada ontem e encostou no candidato do PR, Anthony Garotinho. Tecnicamente empatados, Pezão está com 25%, contra 26% de Garotinho, que caiu um ponto. Marcelo Crivella (PRB) se manteve com 17%, e Lindbergh Farias (PT) passou de 11% para 9%. Tarcísio Motta (PSOL) tem 2% e Dayse Oliveira (PSTU) e Ney Nunes (PCB), juntos, chegam a 1%. Votos em branco e nulos somam 14 %. Não sabem em quem votar, 6%.

Em um embate entre Pezão e Garotinho no segundo turno, o governador venceria com 40% dos votos, contra 33% de Garotinho. Caso o segundo turno fosse entre Garotinho e Crivella, os dois estariam tecnicamente empatados, com 34% e 33%, respectivamente. O candidato do PR só ganharia de Lindbergh: 35% contra 30%. A margem de erro é de dois pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi feita entre os dias 5 e 8 deste mês com 1.806 eleitores em 56 cidades. A pesquisa anterior foi divulgada no dia 2.

A pesquisa TV Globo/Ibope mediu o nível de rejeição dos candidatos. Todos os índices cresceram. Não votariam em Garotinho 39% dos eleitores; em Lindbergh, 19%; em Pezão, 18%; em Crivella, 15%; em Ney Nunes, 12%; em Tarcísio, 9%; e em Dayse, 8%. No levantamento anterior, Garotinho tinha 34%; Pezão, 16%; Lindbergh, 13%; Crivella, 12%; Ney Nunes, 9%; Tarcísio, 7%; e Dayse, 6%. Também foi verificada a avaliação do governo de Pezão. Para 39% dos entrevistados, a administração é regular; para 25%, boa; para 11%, ruim; e para 4%, ótima. A pesquisa anterior apontava 38% de avaliação regular; 20%, boa; 12%, ruim; e 3%, ótima.

Romário mantém liderança para o Senado
Para o cientista político Paulo Baía, da UFRJ, o desempenho de Pezão reflete a propaganda de TV e uma tendência ao voto útil, o que interfere nas intenções de voto em Lindbergh.

- Pezão vinha registrando um crescimento linear e agora mostra um salto. Já Garotinho atingiu um teto com viés de queda, que também é observado na simulação de segundo turno entre os dois. Ele ainda enfrenta um índice alto de rejeição. Não podemos deixar de citar a qualidade do programa de TV de Pezão, que também tem o maior tempo. A tendência do voto útil é forte e se reflete em Lindbergh. Os números mostram uma migração de votos para o peemedebista.

Ao saber dos números, Pezão afirmou que continuará o trabalho para tornar seu governo conhecido. "Prefiro deixar os comentários para os especialistas. Quero continuar trabalhando e dando mais conhecimento do governo que temos e das propostas para manter nossas conquistas e ampliá-las ainda mais, sempre ouvindo as pessoas", disse, em nota. Já Lindbergh afirmou que vai "virar o jogo":

- Acredito que ainda vamos virar esse jogo, porque é o fim da picada o (Sérgio) Cabral ter sido escorraçado pelo povo do governo e, agora, eles construírem essa farsa do Pezão como um nome novo. O Rio não pode ter um segundo turno entre Pezão e Garotinho. Ainda faltam quatro semanas, e o povo vai atentar que o Pezão é a vitória do Cabral e o retrocesso total.

Procurados pelo GLOBO, Garotinho e Crivella não quiseram comentar a pesquisa.
A pesquisa TV Globo/Ibope divulgada ontem também mediu as intenções de voto para o Senado. O deputado federal Romário (PSB) somou 44%, seguido por Cesar Maia (DEM), com 21%, e Eduardo Serra (PCB), com 4%. Carlos Lupi (PDT) obteve 3% das intenções de voto.

Dilma cresce no Rio e ultrapassa Marina
A presidente Dilma Rousseff (PT) subiu cinco pontos entre os eleitores do Rio na última semana e está tecnicamente empatada com a candidata do PSB, Marina Silva, segundo a pesquisa TV Globo/Ibope. Em São Paulo, a vantagem da ex-senadora do Acre para a petista caiu três pontos, mas ainda é grande.

No Rio, Dilma subiu de 32% das intenções de voto, na pesquisa feita no dia 1º de setembro, para 37%. Marina tinha 38% dos votos na semana passada e agora caiu para 34%. A margem de erro é de dois pontos. O senador Aécio Neves (PSDB) perdeu dois pontos, passando de 11% para 9%. Votos em branco e nulos chegam a 11%, enquanto as pessoas que não sabem em quem votar ou não opinaram representam 5%.

Levando-se em conta os eleitores de São Paulo, Marina continua com ampla vantagem sobre Dilma. Marina passou de 39% das intenções de voto, na semana passada, para 38%. Já Dilma oscilou de 23% para 25%. Aécio, que tinha 17% das intenções de voto em 1º de setembro, aparece agora com 15%. A pesquisa identificou 10% de votos em branco e nulos e 9% de eleitores que não opinaram. O Ibope ouviu 2.002 eleitores em São Paulo e 1.806 no Rio entre os dias 5 e 8. O nível de confiança da pesquisa, encomendada pela TV Globo, é de 95%. (Colaboraram Igor Mello e Tiago Dantas)

Nenhum comentário: