quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Merval Pereira: Uso indevido

- O Globo

Temos uma presidente que usa a tribuna da Organização das Nações Unidas (ONU) para montar uma grotesca propaganda eleitoral e, ao mesmo tempo, se pronuncia de maneira absurdamente equivocada contra os ataques dos Estados Unidos e outras nações ao Estado Islâmico, com o endosso da própria ONU.

O que provoca mais a "vergonha alheia", aquele sentimento que a gente sente quando alguém faz alguma coisa que não deveria? No caso em pauta, essa vergonha é turbinada porque as gafes presidenciais levam ladeira abaixo a imagem do país que ela representa. Mais que uma "vergonha alheia", é uma vergonha direta, pois Dilma nos representa, com toda a legitimidade, mas abusa do poder ao impor suas idiossincrasias à política externa do país, com uma tradição que vem sendo distorcida nestes anos de petismo explícito. Pode ser que tenha sido alertada por um assessor — haverá os que a alertam sem receio de levar contravapor, como os muitos que conhecemos por relatos próprios? —, mas o fato é que Dilma ontem, no discurso de abertura da reunião da ONU, não foi explícita na crítica aos ataques da coalizão de países contra o Estado Islâmico.

Dilma, que na véspera dissera "lamentar enormemente" os bombardeios, apenas condenou o "uso da força" e as "intervenções militares" como forma de resolver conflitos, já um absurdo dito assim, genericamente. Mas o absurdo de dar o mesmo tratamento aos EUA e ao Estado Islâmico já havia sido perpetrado no dia anterior, quando ela disse em coletiva que "os dois lados" precisavam dialogar, como se fosse possível diálogo com terroristas que decepam cabeças ao vivo na TV. Discursando logo depois — e certamente não em resposta à nossa "soberana", mas aos críticos em geral dos ataques contra os radicais, entre os quais se encontra o "democrata" Putin, presidente da Rússia —, o presidente americano Barack Obama disse que "a única língua que assassinos entendem é a força".

Nota oficial de Ban Ki-moon, secretário-geral da ONU, também tratou do assunto, já que a ONU apoia os ataques. Para ele, os adeptos da barbárie só serão contidos por operações militares como as executadas pelos EUA. Quando Dilma decidiu que iria fazer o discurso de corpo presente em NY, pensava-se que ela aproveitaria essa presença no cenário internacional para reforçar uma imagem presidencial, que se sobrepõe à imagem de Marina Silva, de acordo com seus marqueteiros. Mas não bastava a imagem. Seu discurso na ONU foi de uma candidata, sobre questões nacionais, autoelogios que criaram quadro cor de rosa para a situação atual, for a completamente do contexto real em que disputa a reeleição. Ela negou depois que falasse para as câmeras do marqueteiro João Santana, e está moralmente impedida de usar essas imagens na sua propaganda eleitoral.

Mas isso não deve ser empecilho para usá-las. Tão eleitoreiro foi seu discurso que achou um meio de encaixar lá pelas tantas o elogio à decisão do Supremo Tribunal Federal de reconhecer a união estável entre pessoas do mesmo sexo, "assegurando-lhes todos os direitos civis daí decorrentes". Uma maneira de trazer à baila a questão do casamento gay, cuja aprovação constava de um esboço do programa de Marina e foi suprimida. Marina adotou a mesma posição, apoiando a legislação aprovada pelo STF, mas a campanha oficialista tenta carimbar-lhe como evangélica à serviço da homofobia. A presidente que tenta a reeleição abusa mais uma vez da sua condição para estabelecer uma disputa desigual. Como disse Marina, é uma guerra entre o mangangá, um besouro enorme "com um ferrão poderosíssimo", e o carapanã, um pequeno pernilongo.

A vaca e o brejo (2)
O fato de o Fundo Soberano estar quase todo ele baseado em títulos do Banco do Brasil é apenas mais uma das esquisitices descobertas agora, que o governo raspou o tacho para cobrir um buraco nas contas públicas de R$ 3,5 bilhões. Se é um fundo anticíclico, como pode estar lastreado em títulos que certamente sofrerão com a crise internacional que o país vive? Se é um fundo de poupança para tempos de "vacas magras", como definiu Dilma, como retirá-lo para tapar o buraco das contas, e não para apoiar investimentos? Outro dia, escrevi aqui uma coluna cujo título era "O brejo e a vaca". Não há mais dúvida de que a vaca magra está indo para o brejo.

A vaca e o brejo (3)
Há 7 meses, o Ministério Público tenta ouvir , e não consegue , o ex-presidente Lula sobre acusações do lobista Marcos Valério no caso do mensalão. Por que será?

Nenhum comentário: