sábado, 27 de setembro de 2014

Governo e PT têm desprezo pela ética, diz Aécio em SP

• Tucano concentra ataques em Dilma para atrair eleitores que a rejeitam

• PSDB se anima com terceira queda seguida de Marina no Datafolha; candidato deixou ato após tumulto ontem

- Folha de S. Paulo

SÃO PAULO - O candidato do PSDB à Presidência, Aécio Neves, investiu suas fichas no ataque à conduta do PT e ao governo da presidente Dilma Rousseff. A menos de dez dias do primeiro turno, o tucano focou a artilharia na petista, na tentativa de atrair eleitores que a rejeitam.

Nesta sexta (26), ele disse que o PT tem "absoluto desprezo pela ética" e "complacência com a corrupção".

Aécio falou sobre o assunto ao ser questionado sobre o escândalo da Petrobras. "O desprezo desse governo com a ética é algo absurdo. O governo do PT deseduca os brasileiros", disse. "Ninguém aguenta mais o que está aí."

O tucano está em terceiro lugar na disputa, com 18% dos votos segundo o Datafolha divulgado nesta sexta. Apesar de ter crescido apenas um ponto em comparação à pesquisa anterior, aliados disseram que o resultado é bom para Aécio.

O que animou os tucanos foi a terceira queda consecutiva dos números de Marina Silva (PSB), que agora está 13 pontos atrás de Dilma. Para o PSDB, esse cenário enfraquece a tese do voto útil, o que poderia ajudar Aécio a somar pontos na reta final.

Agressão
O tucano falou com a imprensa antes de iniciar ato de campanha em Taboão da Serra (SP). Ele havia programado caminhada, mas interrompeu a atividade. Houve tumulto entre seguranças que acompanhavam a equipe tucana e jornalistas. O fotógrafo da agência de notícias AP André Penner foi espancado por ao menos três homens.

Eles não se identificaram, mas Penner reconheceu dois dos agressores, que estavam na comitiva da deputada Analice Fernandes (PSDB).

Além de Aécio, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) estava no local. Eles não viram a confusão. Em nota, o PSDB disse "repudiar" o ato.

Nenhum comentário: