quinta-feira, 18 de setembro de 2014

FH: partidos precisam ser 'menos corruptos'

• Ex-presidente diz que população quer ter mais voz

Tiago Dantas – O Globo

SÃO PAULO - O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) afirmou ontem que os partidos políticos brasileiros devem ser "mais autênticos e menos corruptos" e defendeu que o país esteja aberto a utilizar elementos da democracia direta, dando mais espaço para a participação da sociedade na tomada de decisões.

- Hoje, se sente um mal-estar na sociedade. Embora existam democracia e crescimento econômico, as pessoas querem mais e melhor. Querem participar do processo deliberativo, pressionar, dar sua opinião - disse o ex-presidente, que continuou: - Precisamos ter partidos mais autênticos e menos corruptos. As pessoas querem ter vez e voz. E nós ainda não conseguimos organizar isso.

Durante discurso em cerimônia do Centro Cultural Turquia-Brasil, ontem de manhã, o tucano citou as manifestações de junho de 2013 para justificar as mudanças pelas quais o sistema político brasileiro deveria passar. Ainda segundo ele, a abertura de espaço à população não vai tirar a importância da democracia representativa, que deve garantir o equilíbrio entre os poderes e os interesses da sociedade:

- A sociedade moderna tem muitos interesses diversificados. E como se faz o contraponto disso em nome da maioria? Tem que ter a representação, o Congresso, o presidente. Senão, um lobby ou um movimento pode falar mais alto.

Fernando Henrique disse que, para que o presidencialismo funcione bem, os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário devem ter independência total. Para ele, no Brasil, o presidente tem "relativamente mais poder do que nos Estados Unidos".

- Nos Estados Unidos, o Congresso tem poder de barrar um ato do presidente. No Brasil, nem sempre isso acontece - afirmou Fernando Henrique.

Nenhum comentário: