sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Aécio volta a criticar gestão da Petrobras: "A presidente tem responsabilidade"

• Em entrevista marcada por ataques aos principais adversários, candidato negou mudança de posição sobre o fator previdenciário

- Zero Hora (RS)

PORTO ALEGRE - Em entrevista na manhã desta quinta-feira marcada por críticas às adversárias Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PSB), o candidato do PSDB à Presidência, Aécio Neves, negou que tenha alterado sua proposta sobre o fator previdenciário, um mecanismo criado pelo presidente Fernando Henrique Cardoso para desestimular aposentadorias precoces. Em sua participação no Painel RBS Especial Eleições, ele prometeu estudar, com as centrais sindicais e o Congresso, uma alternativa que atenda aos interesses dos beneficiários sem comprometer as contas públicas.

– Nossa proposta não mudou um milímetro sequer. Vamos substituir o fator previdenciário por outro mecanismo que não puna a renda dos aposentados – garantiu.

Durante a conversa de uma hora com os jornalistas Rosane de Oliveira, Carolina Bahia e Moacir Pereira, o tucano fez duros ataques às duas primeiras candidatas mais bem posicionadas nas pesquisas. Quando mirou Marina, Aécio explorou o que considera fragilidades na trajetória da candidata. Ele recordou a ligação da ambientalista com o PT e criticou as mudanças de posição dela, uma referência indireta, por exemplo, à alteração do plano de governo na questão LGBT e às trocas de partido.

– Eu vi Marina aqui no Rio Grande do Sul com ataques duros ao PT. Imagino o que achariam os gaúchos de um torcedor que ficou 24 anos como colorado, daí não conseguiu ser presidente e aparece num Gre-Nal com camiseta do Grêmio. Ou de um gremista que vira colorado – afirmou.

O alvo, contra os petistas, foi a corrupção. O candidato lembrou o escândalo da Petrobras e criticou o mau uso das verbas públicas em obras de infraestrutura.

– Estarei no segundo turno para vencer o PT e iniciar um novo ciclo, onde a ética e a decência vão vigorar – assegurou.

O tucano se comprometeu a renegociar as dívidas dos Estados e citou a aliança com a candidata do PP ao governo do Rio Grande do Sul como uma das que "mais lhe agrada".

– Fizemos uma proposta no Congresso Nacional de mudança do indexador da dívida – disse. – Defendo que uma parcela do pagamento da dívida com a União fique nos Estados para investimentos em obras acordadas com a União – acrescentou.

O tucano também garantiu investimentos em infraestrutura no Rio Grande do Sul, como no Porto de Rio Grande, e em Santa Catarina, como na BR-101. No tema economia, Aécio prometeu, se eleito, a simplificação do sistema tributário, a previsibilidade para que "as pessoas saibam quais as regras de reajuste de preços" e a meritocracia.

– Estamos vendo algo inédito nesta eleição. Um candidato da oposição sinaliza quem será o seu ministro da Fazenda, se eleito (sobre anúncio de Aécio de que Armínio Fraga assumiria a pasta), e a candidata à reeleição sinaliza o ex-ministro (sobre declaração de Dilma de que Mantega não fica em um segundo mandato) – apontou.

Na entrevista, o tucano ainda defendeu uma reforma política e alegou "ter liderança no Congresso para negociar". Ele sinalizou para o voto distrital misto, o fim da reeleição com mandato de cinco anos para todos os cargos eletivos e criticou o atual número de partidos políticos. No segundo bloco do programa, Aécio baixou o tom das críticas às adversárias quando questionado sobre como conciliava a campanha eleitoral com a questão familiar.

– Pelo WhatsApp. Vou compensar depois do segundo turno – respondeu.

Aécio foi o quarto entrevistado da série de painéis com os presidenciáveis. A candidata à Presidência pelo PSB, Marina Silva, foi entrevistada em 4 de setembro. Luciana Genro (PSOL) participou do Painel RBS em 28 de agosto, e a candidata à reeleição pelo PT, Dilma Rousseff, foi a primeira participante da iniciativa.

Nenhum comentário: