quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Aécio diz que terrorismo petista existe ‘desde sempre’

• Candidato tucano promete devassa na Petrobras caso seja eleito

Maria Lima – O Globo

GOIÂNIA (GO) - No reduto dos ruralistas, o candidato a Presidência pelo PSDB, Aécio Neves, participou de um grande evento preparado pela Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura, e pelo governador de Goiás, Marconi Perillo, com prefeitos e toda a bancada tucana para mostrar unidade e apoio do partido a sua candidatura. Para minimizar notícias sobre a existência , no estado , do movimento “Marimar” - Marina e Marconi - os dois combinaram previamente até o figurino. Aécio abandonou a tradicional camisa branca e vestiu uma polo azul para combinar com a polo amarela do governador, fazendo uma dobradinha com as cores do partido. Aécio prometeu, se eleito, fazer uma devassa na Petrobras, fez piadas sobre sua má fase nas pesquisas de intenção de votos e rebateu as afirmações feitas pela candidata do PSB, Marina Silva, de que ela está sendo vítima de terrorismo do PT.

Para o tucano, o que a candidata passa hoje é sentido há muito tempo pela oposição , desde que ela era da elite do partido.

— É preciso que a candidata Marina não se incomode com as críticas que recebe, até porque vejo hoje ela reclamando muito do terrorismo que o PT vem fazendo, dizendo que ela vai acabar com o Bolsa Família. Esse terrorismo do PT existe desde sempre, desde que ela era parte do PT, parte importante do PT, desde que ela era ministra de Estado, nós sofríamos com esse terrorismo do PT, com essa leviandade em véspera de eleição. Ela certamente conhece muito bem como o PT age, até porque por mais de 20 anos esteve ali — disse Aécio.

Sobre a propagada de Marina, em que ela afaga Lula, Aécio disse não haver dúvidas que, se eleita, ela irá governar com o PT, que continuará no governo.

— Marina está sendo fiel a suas origens. Sua eleição significa o retorno de boa parte do PT a seu governo. Com quem vai governar? Está cada vez mais clara a proximidade das duas candidaturas, de Marina e Dilma — disse Aécio.

Sobre o escândalo da Petrobras e o fato de as ações da empresa estarem despencando , Aécio prometeu, se eleito, fazer uma rigorosa auditoria para tirar do comando da estatal o grupo do PT que, segundo ele, se apoderou da empresa para fazer negócios e se perpetuar no poder.

— Vamos fazer uma grande auditoria. Não só uma devassa. Vamos devolver a Petrobras para os brasileiros, com uma administração profissional. Ou a presidente Dilma era conivente com o que lá foi praticado, ou foi incapaz de perceber o que lá acontecia. Não vou dizer que ela recebeu dinheiro do esquema, mas no mínimo foi beneficiária política desse esquema. Ela comandou a Petrobras com mãos de ferro e nunca escondeu isso de ninguém, pelo contrário — disse Aécio.

Muito questionado sobre a possibilidade de não chegar ao segundo turno, Aécio disse gostaria muito de estar em primeiro lugar nas pesquisas, mas que todos que disputam a eleição podem ou não chegar ao segundo turno. E lembra que , em 2010, o candidato tucano ao governo, Antônio Anastasia estava para perder no primeiro turno e virou.

— Em Minas, por exemplo, nunca cheguei ao segundo turno. Ganhei todas antes do segundo turno, exatamente, do PT — disse.

Pesquisas
Ao voltar para o aeroporto, Aécio se disse impressionado com a multidão e a boa recepção em Goiás. Ele lamenta que não tenha dado tempo ainda de se tornar conhecido em todo País, ao contrário de Marina e Dilma, que já disputaram eleições nacionais. E brinca:

— Nas minhas pesquisas estou sempre na frente ( risos). Onde eu vou é essa loucura. Vou assim, acreditando no povo . Vou até o final com minhas convicções — disse Aécio, para explicar porque não desanima diante das pesquisas que mostram a disputa polarizada entre Dilma e Marina.

Depois do comício, Marconi disse que aquele evento em Goiás era o divisor de águas na retomada do crescimento de Aécio. Disse que a festa foi toda montada para dar uma injeção de ânimo em Aécio e mostrar sua lealdade.

— O pior momento já passou. A morte do Eduardo foi um baque. O Aécio ficou desnorteado . A gente sabia que ia dar galho. Mas já passou o baque. Ele ficou aturdido uns dias mas depois superou. Hoje está com um astral bom e pronto para enfrentar a guerra. Toda vez que ele vem a Goiás volta mais animado — disse Marconi, convidado por Aécio a lhe acompanhar pelo País , se o governador ganhar no primeiro e se ele for para o segundo turno.

Programa eleitoral
Depois de se despedir de Aécio, o governador já estava fora do hangar e se lembrou que precisava lhe aconselhar a melhorar seu programa de TV.

— O Aécio precisa botar humor na campanha. Na minha disputa mais acirrada com o Íris, eu só consegui reverter as pesquisas depois que coloquei humor, o Nerso da Capitinga no programa.Vou lá falar com ele — disse Marconi, que ofereceu o humorista, já contratado por sua campanha, para participar dos programas de Aécio.

O tucano não perdeu a oportunidade de comentar sobre os escândalos da Petrobras. Perguntado sobre o envolvimento de um senador PSDB com o doleiro Alberto Youssef , Aécio garantiu que terá um comportamento padrão para apurar as denúncias:

— Se alguém, seja próximo a nós, filiado ou não, que de qualquer forma conviva conosco, cometeu irregularidade, tem que ser punido exemplarmente. Eu não transformarei, como fez o PT, eventuais culpados ligados a nós em heróis nacionais. Mas até agora não existe absolutamente nada, pelo menos que eu conheça, que aproxime sequer o PSDB dessas denúncias vergonhosas que, mais uma vez, se abatem sobre a nossa mais importante empresa pública.

Doação para campanha
Sobre o PSDB ter recebido doação para a campanha de uma empresa envolvida no escândalo da Petrobras, Aécio se limitou a dizer que o partido recebe as doações de acordo com o que determina a lei.
— A minha campanha recebe as doações conforme determina a lei. É o comitê financeiro que recebe exatamente como a lei determina, e não há nenhuma irregularidade nisso. Em relação à denúncia, vou dizer o seguinte: tenho uma postura diametralmente oposta àquela do PT — respondeu.

Marimar
Marconi Perillo foi indagado sobre o movimento Marimar, que seria o voto em Marconi e Marina Silva. O governador ressaltou que isso não ocorre só em Goiás.

— Esse tipo de movimento, de partidos que apoiam o governador de um partido e um candidato a presidência de outro, tem no Brasil inteiro. Aqui não tem só o Marimar não, tem o Dilmar também — disse Marconi.

No comício, Aécio fez questão de marcar sua diferença com Marina em relação ao apoio ao agronegócio.

— Sou defensor intransigente do apoio ao agronegócio e a agricultura familiar. É ele que sustenta o nosso crescimento e leva o alimento para a mesa dos brasileiros. Eu não mudo de posição ao sabor do vento — disse.

Mensalão
Ele também lembrou que o mensalão só foi descoberto porque o governador Marconi Perillo o denunciou.

— O mensalão só foi descoberto porque foi denunciado pela integridade do Marconi. E as outras duas candidatas onde estavam? Estavam juntas no governo do PT, silenciosas — disse.

Aécio, na entrevista e no discurso, comemorou muito o fato de Goiás e Minas Gerais estarem no topo do ranking de educação, como indicou o resultado do Ideb divulgado essa semana. E encerrou seu discurso dizendo que estava ali como candidato a presidente para ganhar as eleições e que iria para o segundo turno.

— Saio daqui com o sentimento de esperança renovada — disse.

Educação
Antes do evento, ao comemorar os bons resultados das administrações tucanas no Ideb, Aécio prometeu prioridade para Educação e anunciou que, se eleito, vai fundar “a nova escola brasileira”, com mais investimentos para melhorar instalações de escolas mais pobres, na qualificação e valorização dos professores e na regionalização dos currículos. Também se comprometeu com a criação de um "mutirão de oportunidades", que prevê o resgate de cerca de 20 milhões de jovens, entre 18 e 29 anos, que não concluíram os ensinos Fundamental ou Médio. Os beneficiários receberiam bolsas de um salário mínimo, para que completem sua formação.

Nenhum comentário: