quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Tributos a Campos marcam abertura da campanha na TV

• PSB, Aécio, Lula e PV elogiam candidato morto em acidente aéreo

Maria Lima – O Globo

BRASÍLIA, RIO e PORTO ALEGRE - Ainda sem Marina Silva oficializada candidata do PSB à Presidência, o primeiro programa eleitoral do PSB foi todo dedicado a Eduardo Campos, morto há uma semana em acidente de avião em Santos. Em pouco mais de dois minutos reservados à sua coligação, Campos apareceu em imagens de várias campanhas das quais participou e em gravações que já estavam prontas para a atual disputa. O ex-presidenciável também foi homenageado nos programas do PT, do PSDB e do PV.

O programa do PSB apostou na comoção gerada pela morte de Campos. Ele aparece em primeiro plano falando de seus sonhos "de um Brasil democrático, generoso com as diferenças, com educação de qualidade, mais equilibrado social e regionalmente, que cuida do seu enorme patrimônio natural e do extraordinário povo guerreiro, mestiço, alegre e generoso".

As imagens dele interagindo com trabalhadores e pessoas comuns são misturadas a cenas de comício ao lado do amigo Ariano Suassuna, espécie de amuleto de campanhas anteriores. Numas das cenas, em uma fábrica, Campos aparece conversando com uma operária. Ele pergunta:

- Antes trabalhava em quê?

- Em nada! Era faxineira - diz a mulher de capacete, caindo no choro.

- Mas não chore não, senão eu vou chorar também - responde Campos, abraçando a operária.

Marina apareceu rapidamente no programa, dançando junto a Campos numa roda de jovens. O ex-candidato do PSB diz em uma das imagens que tem uma tarefa: "Não desanimar e animar tantos outros a construir uma grande união no Brasil em torno de valores".

Na última cena, ele posa para foto com a mulher e os filhos. A foto foi feita por Alexandre Severo, que morreu no mesmo acidente de Campos e aparece na filmagem mostrando a fotografia à família. Ali nasceu a frase tema da campanha: "Não vamos desistir do Brasil, é aqui onde vamos criar nossos filhos".

O programa do PSB termina com a foto dos outros companheiros de Campos que morreram no acidente: Pedro Valadares, Carlos Percol, Marcelo Lyra, Marcos Martins e Geraldo da Cunha.

Tucano lembra os avôs
O candidato do PSDB, Aécio Neves, abriu o programa com um tributo a Campos, relembrando o início da vida política dos dois, levados pelas mãos dos avôs Tancredo Neves e Miguel Arraes. Já Dilma Rousseff, que foi alvo de ataques pesados do socialista, passou a Lula a tarefa de fazer a homenagem. Enquanto Aécio destacou a amizade quase fraternal, Lula disse que ele e Eduardo tinham uma relação de pai e filho.

Em sua fala, Aécio relembrou da convivência de 30 anos com Campos, disse que a campanha começava com um sentimento de enorme tristeza e prometeu colocar em prática projetos que o ex-presidenciável não pode executar:

- Tudo fica pequeno demais quando nos confrontamos com algo tão inesperado. Construímos ao longo dos anos uma relação de amizade e respeito. Colocar em prática as ideias e os ideais que tínhamos em comum será a melhor forma de celebrar a vida do grande governador, do pai, do marido, do amigo, do brasileiro Eduardo Campos.

Igualmente emocionado, Lula encerrou o programa de Dilma com uma fala sobre o seu "querido companheiro" Eduardo Campos. E repetiu a frase que virou mote da campanha socialista: nunca desistir do Brasil.

- Nós dois temos um afeto de pai e filho. Sinto uma dor imensa por sua perda. Sua luta sempre foi e continuará sendo a nossa luta, e suas últimas palavras precisam ser incorporadas pelo povo brasileiro. Nunca, jamais desistir do Brasil. É assim, Eduardo, que vamos guardar sua memória para sempre.

O candidato do PV, Eduardo Jorge, dedicou seus poucos segundos a uma mensagem em fundo negro de tela, destacando que tem os mesmos ideais de solidariedade do socialista.

As campanhas estaduais do PSB também falaram de Campos. O diretório fluminense dedicou o tempo de um minuto dos candidatos a deputado federal a um vídeo com homenagem a Campos no programa exibido ontem à tarde. Não havia locução, apenas um tema musical emotivo e a exibição da frase "Não vamos desistir do Brasil".

O PSB do Rio Grande do Sul veiculou um spot de 30 segundos para rádio e TV com texto de homenagem ao ex-governador pernambucano, lido pelo candidato ao Senado pelo Rio Grande do Sul e líder do partido na Câmara dos Deputados, Beto Albuquerque, que mais tarde foi confirmado extraoficialmente como candidato à vice-presidente. ( Colaboraram Alexandre Rodrigues e Flávio Ilha )

Nenhum comentário: