sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Roberto Freire quer substituto de Campos para garantir segundo turno

• Presidente nacional do PPS admite que Marina é a substituição mais provável

Isabel Braga – O Globo

BRASÍLIA - O presidente nacional do PPS, deputado Roberto Freire (SP), disse nesta quinta-feira que o partido, ao apoiar Eduardo Campos, apoiava uma candidatura alternativa e de oposição a Lula e ao PT. Segundo ele, a substituição terá que levar em conta isso: uma candidatura capaz de garantir a realização de um segundo turno e que trabalhe para derrotar Dilma Rousseff. Freire descartou deixar a coligação para apoiar, informalmente, a candidatura de Aécio Neves.

— Não somos adeptos da prática de algo que implique apoio por debaixo dos panos. Um dos motivos de apoiar Eduardo Campos era viabilizar o segundo turno nas eleições presidenciais. Agora, o novo candidato terá também que ter o compromisso de ser contra Dilma. O que preocupa é viabilizar isso, mas acho que é fácil — disse Freire, acrescentando:

— O que o PPS quer é (a substituição de Campos por) uma candidatura que viabilize o segundo turno. Se for o nosso candidato que for para o segundo turno, melhor. se isso não ocorrer, estaremos junto com a oposição para derrotar o lulo-petismo.

Freire afirma que não há clima para discutir isso neste momento e admite que a substituição mais provável é pela Marina, a vice na chapa. Segundo ele, não há data ainda para a reunião dos partidos da coligação, Indagado se há, no PPS, resistência ao nome de Marina Silva, Roberto Freire respondeu:

— Não afirmo (que não há resistência), mas não vejo esse sentimento. O sentimento de derrota ao lulo-petismo é forte para (o PPS) não ter candidato. Queremos que tenha segundo turno. Com Marina ou com qualquer outro candidato que se viabilizar.

Nenhum comentário: