quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Para líder do PT, trocar informações 'é natural' e denúncias são 'bobajada'

• Senadores petistas e tucanos batem boca no plenário do senado

- O Globo

BRASÍLIA - O plenário do Senado virou palco de uma troca de acusações entre parlamentares de PT e PSDB sobre as denúncias de farsa em depoimentos na CPI da Petrobras. O líder do PT, Humberto Costa (PE), partiu para o ataque. Disse que é "absolutamente natural" assessores das lideranças dos partidos prepararem autoridades da Petrobras para os depoimentos, e acusou o PSDB de fazer o mesmo na CPI do Cachoeira, ao preparar o depoimento do então governador de Goiás, Marconi Perillo. Segundo o líder do PT, a oposição quer "envolver Dilma" e não investigar nada.

- É absolutamente natural que haja trocas de informações institucionais entre as assessorias da CPI e das lideranças dos partidos com a empresa. Isso acontece em qualquer CPI, em qualquer comissão. O próprio PSDB trabalhou arduamente para blindar Perillo, para evitar perguntas que o constrangessem. O PSDB preparar seu governador para vir à CPI não é um procedimento normal? Ele não recebeu informações do Senado para vir aqui? Qual o crime? O PSDB ainda veio nos pedir para termos civilidade. Talvez esteja com a memória turvada pelas conveniências eleitorais - disse Costa.

O senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), candidato a vice-presidente de Aécio Neves, reagiu e chegou a elevar o tom de voz ao ouvir Costa acusar os tucanos de terem pensando em privatizar a Petrobras na gestão do ex-presidente Fernando Henrique (PSDB).

- Isso é mentira! Mentira! - protestou Aloysio.

O relator da CPI, José Pimentel (PT-CE), defendeu-se:

- Jamais cometeria qualquer ato que viesse a envergonhar as famílias cearenses ou os meus pares do Congresso.

Humberto Costa disse que as denúncias são frágeis.

- Do ponto de vista político, as informações veiculadas são um ajuntamento de tolices, uma bobajada que não serve a outra coisa senão a alimentar a pauta de uma oposição ociosa e sem propostas - disse: - Essa aqui é uma casa política, não uma delegacia de polícia. Estamos aqui para investigar, mas também para defender o governo que está aí e que elegemos. Qual a farsa? Qual a fraude nisso? Estão querendo criar uma cortina de fumaça, uma montanha de espuma em mais um escândalo.

A senadora petista Gleisi Hoffmann (PR) citou um artigo de jornal que afirma que a Petrobras "sangra enquanto serve de pasto eleitoral". Aloysio Nunes rebateu:

- Mas quem está pastando na Petrobras são pessoas indicadas pelo governo do PT para promover negócios lesivos ao patrimônio da empresa. Quem está sangrando a Petrobras é sua gestão temerária. O que para mim é escandaloso é a combinação. O que se fez aqui foi apenas um jogo combinado.

O ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria Geral da Presidência, disse não ter visto farsa nos depoimentos da CPI. Ele afirmou que o grave teria sido impedir a oposição de fazer perguntas, o que não aconteceu. Segundo o ministro, a oposição boicotou a comissão:

- É um assunto eminentemente do Congresso. O grave teria sido se houvesse alguma obstrução a eventuais perguntas que a oposição poderia ter formulado

Nenhum comentário: