sábado, 9 de agosto de 2014

Panorama político :: Ilimar Franco

- O Globo

Ufa!
O comando da campanha de Aécio Neves respirou aliviado com o resultado do Ibope. Os tucanos vibraram com a estabilidade do candidato. Explicam que Aécio ficou debaixo de chuva nas duas últimas semanas. E que demorou a cair na realidade e a reagir ao noticiário negativo sobre a construção do Aeroporto de Cláudio, em terra de parentes e próximo a uma propriedade de sua família.

Pintando o céu de cor-de-rosa
O núcleo dirigente da campanha da presidente Dilma tem dito, nos bastidores, que ainda é possível vencer as eleições no primeiro turno. No Ibope, Dilma tem 50% dos votos válidos, excluídos, brancos, nulos e não sabe. Em 2010, ela obteve 46,9%. Além disso, comparado a pleitos anteriores, eles avaliam que os nanícos não chegam na reta final com 7,8% dos válidos. Eles minimizam a elevada rejeição (36%) e os que avaliam o governo ruim/péssimo (31%). Dizem que estão no mesmo patamar das intenções de voto em Aécio, Eduardo e Everaldo. E repetem com regalo que eles têm Lula, cuja popularidade caiu (depois de junho de 2013) de 80% para 70%.
----------------------------
"Uma CPI era coisa séria, que afastou um presidente (Fernando Gollor). Era como a CPI dos Anões do Orçamento e a do Mensalão"
Pedro Simon
Senador (PMDB-RS), que não é candidato à reeleição, sobre as CPIs da Petrobras/Pasadena
---------------------------
Low profile
As Olimpíadas no Brasil serão menos suntuosas do que as anteriores. Não serão feitas obras como o Parque das Águas de Pequim, nem no estilo do estádio Olímpico de Sydney. O Brasil quer reduzir custos e garantir que tudo fique pronto no prazo.

Na madrugada
Candidato ao governo do Maranhão, o senador Lobão Filho, saiu com esta pérola em entrevista na TV: "Sou um empresário competente. Eu gosto de trabalhar. Acordo cedo, às nove horas da manhã" A gravação se tornou viral na internet. Por lá, centenas de milhares de eleitores são pescadores e trabalhadores rurais. E acordam bem mais cedo.

Máquina emperrada
A presidente Dilma, ao lado do ex-presidente Lula, inicia hoje, em Osasco, a semana nacional de mobilização, com caminhadas simultâneas nos estados. A despeito disso, em muitos lugares o PT ainda não tem material de campanha,

O terrorismo virtual
Irritação no time de Eduardo Campos com a campanha digital tucana. A intenção dela é associar Campos ao comunismo. Os tucanos perguntam: "quer manter seus bens?" E advertem "o que pode acontecer com o PSB no Planalto" E citam trecho do programa do partido que diz: "A socialização realizar-se-á gradativamente..."

Esqueceram de mim
O principal personagem da política goiana ainda não entrou na campanha eleitoral. Contam que ele tem relações de amizade em todos os partidos. Mesmo que ele, Carlos Cachoeira, tenha sido alvo de uma CPI e preso pela Polícia Federal.

Olho vivo
O Planalto espalha que Marco Arraes de Alencar, tio de Eduardo Campos, foi mantido na Hemobras para não criar novo fato político. Ele é pai da vereadora Marilia Arraes (Recife), que rompeu com Eduardo e apoia a presidente Dilma.
-------------------------
Esse cara sou eu Nos primeiros dias, o programa de televisão de Aécio Neves (PSDB) vai focar na sua biografia, do berço ao governo de Minas Gerais.

Nenhum comentário: