sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Panorama Político :: Ilimar Franco

- O Globo

Dilma pra cá, Lula pra lá
A presidente Dilma e o ex -presidente Lula irão a poucos lugares juntos na campanha. Lula se concentrará no Nordeste (26% dos votos) e em São Paulo. Ele quer alavancar Alexandre Padilha para o governo paulista e consolidar Dilma entre os nordestinos. Dilma investirá no Sudeste (43%) e no Sul (14%). O PT prevê uma campanha curta, com pouco tempo para rodar e vai se concentrar em gravações para os programas na TV .

Guerra é guerra
Integrantes do governo criticam a ação do TCU no caso Pasadena. Há semanas o tribunal é enxovalhado sem defesa. Reclamam que seu presidente, Augusto Nardes, não defendeu a instituição. Alegam que é insustentável a versão da pressão contra o relator , José Jorge, na medida em que a função é vitalícia. Essas insinuações não ficam sem resposta. No tribunal se faz a pergunta : a AGU existe para defender a diretoria da Petrobras ou o patrimônio da União? A oposição quer a queda da presidente da estatal, Graça Foster , se seus bens ficarem indisponíveis. O governo diz que ela não pode ser impedida de cuidar de centavos quando administra bilhões.
--------------------------
"Não podemos entrar no jogo eleitoral. O tribunal é integrado por pessoas experientes e que não se abalam"
Augusto Nardes
Presidente do TCU, sobre as críticas da oposição à postura técnica do tribunal no caso Pasadena/Petrobras
--------------------------
Mercado futuro
O tio de Eduardo Campos, Marco Arraes de Alencar , vai ser mantido no cargo de diretor de Administração e Finanças da Hemobras. O governo e o PT não querem criar marola durante a campanha e estão de olho no segundo turno

Sobrou pra mim
Os tucanos não gostaram do que leram no Twitter da Conselho Indigenista Missionário (CIMI), presidido por Dom Erwin Kräutler . No debate da CNA, ele foi o único candidato que teve sua posição registrada ao tratar da demarcação de reservas indígenas. Um dos posts reproduz a fala : "a Funai não pode ser a única e solitária voz a decidir".

No varejo
A campanha da presidente Dilma quer quebrar as resistências dos deputados federais e estaduais do PMDB do Rio. Eles não engolem a candidatura própria do PT . A ideia é oferecer farto material associando suas candidaturas à da presidente.

Mantega perde mais uma
A Fazenda queria que a presidente Dilma vetasse a inclusão de advogados, fisioterapeutas e corretores de imóveis e seguros entre os beneficiários do Supersimples. A lei foi sancionada ontem, sem esse veto, e quem venceu a queda de braço foi o ministro Afif Domingos (Secretaria da Micro e Pequena Empresa).

Gabarito
A campanha tucana comemorou o desempenho de Aécio Neves na CNA. Ele foi submetido a um media training que envolveu muitos especialistas no assunto. A operação foi montada diante da avaliação de que ele foi mal na sabatina da CNI.

Intercâmbio comercial
A ministra da Defesa sueca, Karin Enströn, vista a Embraer na próxima segunda-feira para conhecer os cargueiros KC 390. Eles foram projetados para substituir os Hércules da FAB, que estão no fim de sua vida útil, e também são usados na Suécia.
---------------------------------
O PPS (EX -PCB) E O PCdoB se uniram em Vitória. O prefeito Luciano Resende elegeu para presidir a Câmara o vereador Namy Chequer (PCdoB).

Nenhum comentário: