sábado, 23 de agosto de 2014

Panorama político :: Ilimar Franco

- O Globo

A queda de Aécio
O tucano Aécio Neves foi atingido em cheio pela entrada de Marina Silva (PSB) na eleição presidencial. Ela tirou a liderança de Aécio em Minas e assumiu a dianteira em São Paulo. Esses colégios eleitorais são vitais na estratégia de crescimento tucana. Agora, Marina também lidera no Rio, tendo atraído para si o elevado número de indecisos. A presidente Dilma também perde, porém menos.

É para valer ou é balão de ensaio?
Pesquisas telefônicas feitas por várias campanhas registram essa reviravolta nos estados. Entre os tucanos paulistas, o abatimento é geral. Por lá, há quem diga que o quadro está consolidado e citam os 27% (Datafolha) que Marina tinha no primeiro semestre. Mas em institutos de pesquisa ainda se crê que Aécio pode se recuperar. "A Marina ainda é uma idealização. Não é candidata de carne e osso" resume um cientista político. Este, citando pesquisas de consistência, diz que o índice de Marina é de apenas 50%, contra 70% de Aécio e Dilma. E lembra a excitação, em 1989, com a entrada em cena de Sílvio Santos, que aspirou metade das intenções de voto de Fernando Collor.
---------------------
"As eleições para deputado federal estão monetarizadas. O desempenho dos candidatos a presidente ou aos governos estaduais influi muito pouco"
Antônio Lavareda - Cientista político"
--------------------
Na torcida
A direção do PMDB acredita que o partido poderá voltar a ter a maior bancada da Câmara dos Deputados. O partido já é o maior no Senado. Ela avalia que a rejeição ao PT vai reduzir bastante o voto de legenda dos petistas.

Quem não tem cão
Heloísa Helena (PSOL) ganhou apoio inesperado.O candidato ao governo Júlio Cezar, do PSDB, disse que apoiará a ex-senadora em sua tentativa de voltar ao Senado. O tucano declarou apoio após seu candidato ao Senado, Chico Azevedo, desistir da disputa. O próprio Cezar virou candidato para substituir outro desistente, Eduardo Tavares.

Uma no cravo, outra na ferradura
Os 92 prefeitos do PMDB paulista estão sendo liberados para fazer cartazes e panfletos com a chapa Alckmin/Dilma. O fato de o candidato ao governo Paulo Skaf ter abandonado a presidente Dilma foi considerado pelo vice Michel Temer.

O drible
A presidente Dilma e o ex-presidente Lula não devem pedir votos para o governo do Ceará. Os aliados têm dois candidatos. O governador Cid Gomes (CE) não vê necessidade da presença. "A Dilma tem 63% aqui" diz. Mas quer Lula e Dilma na TV apoiando Mauro Filho (PROS), adversário de Tasso Jereissati (PSDB) para o Senado.

Ei, você aí, me dá um voto aí
Há candidatos folclóricos em todo o país. Em Alagoas, quem tenta pela quinta vez se eleger é o tucano Palhaço Pirulito. Em 2010, para deputado estadual, o candidato teve 3.054 votos. Desta vez, disputa uma cadeira na Câmara dos Deputados.

Em tempo real
No comício em Porto Alegre ontem, a equipe do Muda Mais, site pró-presidente Dilma administrado por Franklin Martins, contava até com um drone, usado para fazer imagens do evento e exibi-las ao vivo na internet.

Coordenadora da campanha de Marina Silva, Luiza Erundina (PSB) gravou áudio com depoimento de apoio à candidatura de Renato Simões (PT-SP).

Nenhum comentário: