terça-feira, 12 de agosto de 2014

Panorama Político :: Ilimar Franco

- O Globo

O combo: Dilma, Pezão e Paes
Um dos pilares da campanha à reeleição do governador Luiz Fernando Pezão será alinhar o governador com a presidente e o prefeito da capital. A linha, de que todos trabalham a favor do Rio, já funcionou antes e será repetida. Pesquisas qualitativas, do PMDB do Rio, revelam que essa abordagem, por ser uma realidade, é estratégica para alavancar Pezão e irá impulsionar a presidente Dilma.

O desapontamento com a política
Especialistas em eleições estão impressionados com o desencanto com a política e os políticos. As pesquisas mostram que o cansaço é generalizado. Há marqueteiros que avaliam que esse desânimo levará a uma ampliação do número de eleitores que optará pelo voto em branco ou nulo , e pela abstenção. Em 2010, o não voto foi de 27%, sendo 21% as abstenções. Mas em 1998, os eleitores que não votaram em candidatos chegou a 36%. Cabe à oposição buscar esse voto. Mas se nem Aécio Neves nem Eduardo Campos capturarem essa insatisfação, esse contingente poderá ser maior . Os estrategistas consideram que a tendência desses eleitores é a de votar com a oposição.
------------------------------
"Dilma , Aécio ou Eduardo Campos. O que ganhar, terei apoio para ajudar o Rio Grande do Norte. São parceiros nossos, sem problemas"
Henrique Eduardo Alves
Presidente da Câmara (PMDB), candidato a governador , integrante da base governista e amigo do vice Michel Temer
---------------------------
Para evitar nó na cabeça do eleitor
A presidente Dilma não irá à TV pedir votos para os candidatos ao governo do Rio que a apoiam. A coordenação de sua campanha avalia que pode soar estranho ela pedir votos para quatro nomes diferentes, e passar imagem de oportunismo.

Partido único
Candidata à reeleição para o Senado, Katia Abreu (PMDB- TO) já garantiu que continuará presidindo a Confederação Nacional da Agricultura. Ela será candidata única. O prazo para inscrição de chapas se encerrou ontem e ela não terá oposição. A senadora fez oposição ao ex-presidente Lula, mas na gestão da presidente Dilma se aproximou do governo.

Sincronia
A tendência da campanha tucana à Presidência é a de não comparecer aos debates aos quais a presidente Dilma não for . O PSDB quer reforçar a tese da polarização com o PT . A despeito disso, o PSB decidiu que Eduardo Campos irá a todos.

Injeção na veia
A expectativa dos especialistas em marketing é a de que a presidente Dilma cresça com o início da propaganda na TV , dia 19. Dizem que é um erro subestimar o fato de ela ter , em dias alternados, dois programas de 11 minutos, sendo um deles no horário nobre. Os programas têm audiência de 13% a 15% e atingem 15 milhões de eleitores.

Público reduzido
O Comitê Olímpico Brasileiro vai redimensionar a oferta de ingressos na Rio 2016. Um exemplo é a canoagem slalom, esporte pouco conhecido no Brasil. Estavam previstas 20 mil entradas. Na última avaliação, reduziram a oferta para 10 mil.

Luta pela terra
O candidato tucano ao Planalto, Aécio Neves, pede para esclarecer que o aeroporto de Cláudio, no interior de Minas, não foi construído em terras de parentes . Explica que foi construído em terras do estado. Elas foram desapropriadas de parentes .
------------------------
VEM AÍ o Dia Nacional do Funk. A data escolhida foi 7 de julho . O projeto foi apresentado na Câmara pelo deputado petista Cândido Vaccarezza (SP)

Nenhum comentário: