terça-feira, 19 de agosto de 2014

Aécio diz que 'experiência' fará diferença na campanha

• PSDB lançará dúvidas sobre capacidade gerencial de Marina Silva, que aparece empatada com ele em pesquisa

- Folha de S. Paulo

RIO, BRASÍLIA, SÃO PAULO - O candidato do PSDB à Presidência, senador Aécio Neves (MG), testou nesta segunda (18) o discurso que usará para tentar ganhar pontos sobre Marina Silva, que apareceu um ponto à frente do tucano na pesquisa Datafolha.

Seguindo a estratégia traçada pelos analistas de sua equipe, Aécio ressaltou a "experiência política e de gestão" como trunfos na corrida presidencial. Como mostrou a Folha no domingo (17), os tucanos pretendem explorar "dúvidas" sobre a capacidade gerencial de Marina.

"Nossa experiência política, inclusive de gestão, será muito importante para que o Brasil encontre um novo caminho de crescimento econômico", disse o tucano durante visita a uma UPP na favela Dona Marta, no Rio.

Internamente, as cúpulas do PT e do PSDB apostam que haverá um desgaste da imagem de Marina quando ela passar pelo "escrutínio público" e tiver de explicar seu projeto. "Até agora Marina não teve que responder sobre nada", disse um dirigente da campanha de Aécio. "O que ela pensa sobre saúde? Como vai lidar com o nó na economia? São questões que vão surgir e sobre as quais ela ainda não falou", concluiu.

PT e PSDB apostam que a queda virá quando Marina for confrontada com suas teses --que chamam de "fundamentalistas"-- no campo ambiental, moral e religioso, após a comoção pela trágica morte de Eduardo Campos.

Os dois lados, porém, descartam ataques diretos. Acreditam que Marina será naturalmente forçada a sair da "zona de conforto" em entrevistas, sabatinas e debates.

PT e PSDB reconhecem que a pesquisa foi ruim para suas candidaturas. No PSDB, é real o receio de perder o lugar na reta final para a ambientalista, e Dilma sabe que terá de enfrentar um segundo turno.

Mas os dois lados destacam pontos positivos. Entre os dilmistas, foi comemorada a recuperação da avaliação do governo. Entre os tucanos, foi visto com alívio a certeza do segundo turno e o fato de Aécio não ter perdido pontos.

Entre os assessores de Marina, a avaliação foi positiva: o porta-voz da Rede, Walter Feldman, disse que via a pesquisa "com muita humildade", mas que o resultado era "bastante expressivo".

Nenhum comentário: