sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Aécio culpa Anac pela não regularização de aeroporto

• Senador diz que não sabia que agência não tinha homologado pista em Cláudio; para Campos, tucano "acertou" ao reconhecer erro

Paulo Peixoto e Felipe Bachtold - Folha de S. Paulo

BELO HORIZONTE e PORTO ALEGRE - O candidato do PSDB à Presidência, Aécio Neves, culpou a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) nesta quinta-feira (31) pelo fato de o aeroporto de Cláudio (MG) não ter sido ainda homologado.

De acordo com Aécio, há uma "grande demora" da agência nesse processo, o que fez com ele usasse inadvertidamente a pista do aeroporto, construído na terra do seu tio-avô desapropriada pelo governo do Estado em 2008, quando Aécio era governador.

Questionado sobre o aeroporto e o fato de tê-lo usado "três ou quatro vezes", como admitiu, o senador repetiu que a obra foi "corretíssima e planejada como milhares de outras obras feitas em Minas".

"O que há, na verdade, é uma grande demora da Anac para fazer essas homologações, e fui de forma inadvertida. Não me preocupei efetivamente em saber se havia ou não homologação da pista. Se isso é um erro, eu assumo esse erro", disse Aécio.

Ele defendeu a obra: "O tempo mostrará a correção da obra, a transparência com que foi feita, o Ministério Público mostrou isso".

A Folha revelou no dia 20 de julho que o governo de Minas gastou R$ 13,9 milhões para construir o aeroporto no terreno desapropriado do tio-avô de Aécio, Múcio Tolentino, e cujas chaves ficavam guardadas com um parente do senador. No dia seguinte, a Anac disse que a pista não tem autorização para receber pousos e decolagens porque falta documentação.

A agência disse ainda que investigaria eventuais pousos irregulares na pista e que poderia punir os responsáveis.

Rival de Aécio na disputa pelo Planalto, o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB) disse nesta quinta, em Porto Alegre, que o tucano "acertou" ao reconhecer que usou o aeroporto.

"Acho que o Aécio acertou, mesmo que depois de algum tempo, tardiamente, ao reconhecer um erro. As pessoas devem ter humildade não só na vida pública, mas na vida, de dizer: Errei", pedir desculpa e pagar pelo seu erro, na forma em que houver de se pagar", afirmou o ex-governador sobre o caso.

Nenhum comentário: