sexta-feira, 11 de julho de 2014

Propaganda eleitoral de Dilma terá 11 minutos, contra 4 para Aécio e 1 para Eduardo Campos

• Minuta de resolução do TSE divide os 25 minutos do horário gratuito eleitoral entre os presidenciáveis

Isabel Braga – O Globo

BRASÍLIA – A coligação de partidos que apoia a candidatura à reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT) nas eleições presidenciais deste ano terá 11 minutos e 48 segundos em cada bloco de 25 minutos da propaganda eleitoral de rádio e televisão ao dia. O tempo é quase três vezes maior que o reservado à coligação de partidos do candidato Aécio Neves (PSDB), que terá direito a 4 minutos e 31 segundos. Terceiro colocado nas últimas pesquisas de intenção de votos, o candidato do PSB, Eduardo Campos, se apresentará com 1 minuto e 49 segundos. Os tempos foram estabelecidos em minuta de resolução que ainda terá que ser aprovada pelo plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os cálculos foram feito pelo presidente do tribunal e relator da resolução, ministro Dias Toffoli, e ainda precisa ser aprovada.

A propaganda eleitoral começará a ser veiculada a partir do dia 19 de agosto e se estenderá até o dia 2 de outubro, três dias antes do primeiro turno das eleições deste ano. Os candidatos à presidência da República veiculam seus programas às terças, quintas e sábados, em dois blocos de 25 minutos por dia. Eles também dividem seis minutos diários, inclusive aos domingos, para veiculação de inserções durante a programação que podem variar de 15 segundos a 60 segundos. O TSE recebeu o pedido de registro de 11 candidatos à presidência para as eleições deste ano.

Um terço do tempo da propaganda eleitoral gratuita de rádio e TV é dividido igualmente entre todos os candidatos e dois terços de acordo com as bancadas de deputados federais dos partidos ou coligações de partidos que se unem em torno de uma candidatura. Sorteio a ser realizado no próximo dia 5 de agosto definirá a ordem em que os programas dos candidatos serão veiculados. Quem começa no primeiro dia, vai para o final no dia seguinte de veiculação, garantindo o rodízio de todos os candidatos na apresentação dos programas

A coligação de Dilma (Força do Povo) é composta pelo PT, PMDB, PSD, PP, PR, PROS, PDT, PCdoB e PRB. A coligação do tucano Aécio Neves (Muda Brasil), pelo PSDB/ PMN/ SD/ DEM/ PEN/ PTN/ PTB/ PTC/ PTdoB. A de Eduardo Campos (Unidos Pelo Brasil), pelos seguintes partidos: PSB/ PHS/ PRP/ PPS/ PPL/PSL).

Os outros oito candidatos terão tempo menor em cada bloco de 25 minutos. O candidato do PSC, Pastor Everaldo, 1 minuto e 8 segundos; Eduardo Jorge, do PV, 1 minuto e 1 segundo, Luciana Genro, do PSOL, 51 segundos, o candidato do PSDC, José Maria Eymael, 47 segundos. Os candidatos do PSTU(Zé Maria), do PRTB (Levy Fidelix), do PCB (Mauro Iasi) e do PCO (Rui Pimenta) terão, cada um, 45 segundos em cada um dos blocos.

Nenhum comentário: