quinta-feira, 24 de julho de 2014

Panorama Político :: Ilimar Franco

- O Globo

FH no centro do ringue
A campanha da presidente Dilma à reeleição apostará na comparação entre os oito anos do governo FH e os 12 anos da gestão Lula-Dilma. A estratégia foi revelada aos aliados na reunião do Alvorada. Mas a campanha de Aécio Neves (PSDB) não pretende esconder FH, como fizeram Serra e Alckmin. Deve reafirmar a política de privatizações e de concessões, visando fortalecer a iniciativa privada.

----------------------------
"O Fernando Henrique é uma referência para Aécio Neves. Ele é o modelo do que queremos fazer. Não vamos escondê-lo como em outras campanhas"
José Agripino, senador (RN), presidente do DEM e coordenador da campanha de Aécio Neves.
----------------------------

OAB: um dia depois do outro
A OAB do Rio participa dos protestos contra a prisão de 23 pessoas que, segundo investigação documentada da Polícia Civil, pretendiam promover atos violentos. E a Comissão Estadual da Verdade critica o vazamento de informações da Operação FireWall, que motivou a ação policial. Mas a postura da entidade e da Comissão mudam quando se trata do atentado contra a OAB do Rio, em agosto de 1980. As polícias Federal e Civil apanham até hoje por não terem, de fato, identificado os responsáveis por aquele ato violento, que causou a morte da senhora Lyda Monteiro. A vida não é justa. A polícia é colocada no pelourinho quando age ou quando se omite.

O capital
Além da aproximação com os evangélicos, aliados da presidente Dilma sugeriram que ela melhore sua interlocução com os empresários, onde há muita resistência à sua candidatura.

Modelo uruguaio
Candidata do PSOL ao Planalto, Luciana Genro concluiu monografia de pós-graduação em Direito Penal sobre "O fracasso da guerra às drogas". Nas conclusões, ela defende a "descriminalização das drogas, começando pela maconha, de menor potencial lesivo e com maior aceitação social". A proposta consta de seu programa de governo.

Debaixo do tapete
Nem o PT nem o PSDB acreditam no potencial de Eduardo Campos (PSB) e muito menos na alavancagem de Marina Silva (Rede). A tática do momento é não hostilizar o socialista, na expectativa de ter seu apoio no segundo turno.

Lula, o cabo eleitoral
Azarão na disputa pela vaga ao Senado do Rio, o presidente do PDT, Carlos Lupi, ficou esfuziante quando a presidente Dilma, voltando-se para seu vice, Michel Temer, disse: "O nosso candidato é o Lupi". O trabalhista espera receber, esta semana, gravação do ex-presidente Lula que ele vai usar na abertura de seu programa eleitoral na TV.

Traduzindo o clima
O vice Michel Temer articula agenda de Paulo Skaf, candidato do PMDB ao governo paulista, com a presidente Dilma. Quanto a rejeição à Dilma, Temer diz que ela vem de eleitores que já votam no PSDB do governador Geraldo Alckmin.

A guerra regional
O TRE do Maranhão rejeitou pedido liminar do candidato ao governo Lobão Filho (PMDB) para impedir que seu adversário, Flávio Dino (PCdoB), use as imagens da presidente Dilma em seu comitê. O PMDB e o PCdoB apoiam a presidente.
-----------------------------
A secretária-executiva da SAE Suzane Dieckmann nega conflito com o general G. Dias, que será nomeado para a Secretaria Geral da Presidência.

Nenhum comentário: