domingo, 20 de julho de 2014

Panorama político – Ilimar Franco

- O Globo

Lula na TV
O ex-presidente Lula vai ser o âncora do programa de TV da presidente Dilma. Caberá a ele apresentar as realizações do governo. A ideia é renovar a imagem de que Dilma é a herdeira de Lula. Ao contrário da reta final da campanha de 2010, quando a presença de Lula e o protagonismo de Dilma dividiram os marqueteiros petistas, agora estão todos convencidos que Lula é o ator principal.

Ataque e contra-ataque
Essa campanha promete ser muito criativa. Os primeiros movimentos revelam que os times da presidente Dilma e do senador Aécio Neves estão afiados. O Instituto Teotônio Vilela ganhou as redes sociais por esses dias com um bordão econômico que faz alusão à derrota do Brasil à Alemanha na Copa: “7 x 1: 7% de inflação x 1% de crescimento”. Os petistas rangeram os dentes. Na próxima semana, o comitê eleitoral da presidente Dilma vai lançar na rede o seu placar: “20 x 5: 20 milhões de empregos criados na gestão petista x contra 5 milhões na gestão tucana”. A campanha na TV e nas redes sociais reduziu o peso do corpo a corpo nas eleições para o Executivo.

---------------------------------------------
“Eu quero falar da perda do futuro. Nós estamos jogando fora o futuro. Estamos perdendo. O futuro está se esvaindo. O Brasil era um país de futuro”
Cristovam Buarque
Senador (PDT-DF), que fez 2,6% dos votos para a Presidência em 2006, sobre as propostas dos atuais candidatos
----------------------------------------------

Pagando o pato
As declarações dadas pelo deputado Romário (PSB) sobre a presidente Dilma sobraram para Lindbergh Farias (PT). No Planalto, a avaliação é que o petista deveria ter controlado o aliado e acertado um pacto de não agressão antes.

A costura
Na base, aliados do candidato ao governo Roberto Requião (PMDB) e ao Senado Álvaro Dias, do PSDB, (foto), fazem dobradinha. Requião é contra a cobrança de pedágio (remuneração das concessionárias) nas estradas do Paraná. Seu candidato ao Senado, Marcelo Almeida, é dono de uma das concessionárias, a C. R. Almeida.

Inventário
O Ministério da Saúde aproveitou a Copa para realizar testes de HIV nas cidades-sede e em Porto Seguro (BA), onde ficou hospedada a delegação suíça. Foram 3.995 testes, 77 positivos. Foram distribuídas 4 milhões de camisinhas.

Deixa decantar
O comando da campanha da presidente Dilma decidiu que ela começará a percorrer o país pelos estados com palanque único, como Armando Monteiro (PE) e Fernando Pimentel (MG). Nos estados com vários candidatos da base, ela vai esperar a definição do quadro eleitoral. O Rio é um dos estados que deve ficar para depois.

Para onde ir
O candidato tucano Aécio Neves pretende ir a todos os estados. Ela vai dar a largada percorrendo os menores, como Acre, Amapá e Roraima. Pois, se deixar para a reta final, a necessidade política poderá excluí-los da agenda.

Também quero
Depois do sucesso dos aeroportos na Copa, governadores batem às portas da Secretaria de Aviação Civil. Moreira Franco já conversou, sobre reformas e novos terminais, com o baiano Jaques Wagner e o gaúcho Tarso Genro.

DEPOIS DA COPA DAS COPAS, o governo da presidente Dilma quer emplacar a expressão “Olimpíada das Olimpíadas” para 2016.

Nenhum comentário: