sexta-feira, 18 de julho de 2014

Panorama político:: Ilimar Franco

- O Globo

Puxão de orelhas
Eduardo Campos cobrou do comando de sua campanha, em reunião anteontem, agilidade na montagem de comitês. A cobrança foi dirigida ao secretário-geral do PSB, Carlos Siqueira, e a Bazileu Margarido, da Rede. Para ficar mais conhecido, Campos montará uma agenda de visitas a cidades-polo. A prioridade são as com emissoras de TV locais, que registrem sua visita e onde ele possa dar entrevistas.

Na ponta do lápis
Os petistas acreditam na reeleição da presidente Dilma, mas não creem que a diferença será de 14,5 milhões de votos como no primeiro turno de 2010, contra José Serra (PSDB). Eles reconhecem que a oposição cresceu em estados-chave. ACM Neto (DEM) cravou os pés em Salvador. Eduardo Campos (PSB) terá grande votação para presidente em Pernambuco. E se perguntam: É possível repetir os 2,7 milhões de votos de diferença na Bahia? Ou manter o 1,9 milhão de frente em Pernambuco? Ou, ainda, os 2 milhões no Ceará? Lembram as vantagens contra o PSDB de 1,7 milhão em Minas e de 1,8 milhão no Rio. Eles trabalham com uma disputa mais apertada.

---------------------------------
“O que tenho a meu favor nestas eleições é a unidade do time e a confiança na vitória”
Aécio Neves
Candidato do PSDB ao Planalto e presidente do partido
----------------------------------

Cada um no seu quadrado
A candidata ao governo gaúcho pelo PP, a senadora Ana Amélia, optou por não incluir
nenhum candidato à Presidência em seu material de campanha. O candidato do PSDB ao Planalto, Aécio Neves, terá um panfleto separado

Promoção
Menos de uma semana após o fim da Copa, o general Fernando Azevedo e Silva, presidente da Autoridade Pública Olímpica (APO), foi promovido pelo Exército. Ele agora é general 4 estrelas, a mais alta patente da Força. Atualmente, somente 15 generais possuem essa patente. Isso contribui para sua permanência no cargo.

As Olimpíadas vêm aí
A Matriz de Responsabilidade Olímpica será atualizada até o final deste mês. O Complexo Esportivo Deodoro passará a ter valores e prazos definidos. A obra foi licitada em maio e deve ser concluída no primeiro semestre de 2016.

O próximo da fila
A qualquer momento será demitido o presidente da Conab, Rubens Rodrigues dos Santos. Ele foi nomeado por indicação do PTB em março de 2012. Há problemas de gestão, mas ele vai deixar o cargo porque o PTB decidiu se coligar com o PSDB e apoiar Aécio Neves. A mudança será feita tão logo o governo defina o nome do substituto.

Marcando de cima
O Tribunal de Contas do Piauí mandou exonerar 680 funcionários comissionados e 60 efetivos para o estado cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal. Parte das contratações foi feita depois que o TCE notificou o governo sobre os excessos.

Sempre cabe mais um
O governador Luiz Fernando Pezão (Rio) fez uma coligação tão ampla para se reeleger, que seus aliados brincam, dizendo que: a campanha é uma prateleira onde cada grupo pode pegar seu candidato ao Planalto: Dilma, Aécio ou Everaldo.

A DERRUBADA do avião na Ucrânia pode levar ao boicote da Copa na Rússia. As Olimpíadas de Moscou, em 1980, foram boicotadas devido a invasão do Afeganistão pela URSS.

Nenhum comentário: