quinta-feira, 10 de julho de 2014

Panorama Político – Ilimar Franco

- O Globo

O Brasil e a Copa
O senador Álvaro Dias (PSDB) quer uma CPI sobre a Copa. O ministro Paulo Bernardo diz que foi uma vitória do Brasil, mesmo com a derrota da seleção. Explica que ela promoveu o Brasil como destino turístico e apresentou um país hospitaleiro, com segurança e organização. Para um socialista, política à parte, a Copa gerou uma mídia favorável no mundo que nenhum esforço de relações públicas ou de publicidade alcançaria.

E não houve nenhum desastre
A Secretaria de Aviação Civil apresenta balanço, amanhã, da movimentação dos aeroportos na Copa. Até terça-feira, 14,2 milhões de passageiros passaram pelos 21 aeroportos que servem as cidades-sede. Nas Fans Zones, áreas criadas para entreter os passageiros, transitaram 230 mil pessoas. O dia com maior movimentação de aeronaves foi anteontem, véspera da semifinal entre Argentina e Holanda, no aeroporto de Guarulhos. O número chegou a 821, o que dá uma média de um pouso ou decolagem a cada 1,7 minuto. A pontualidade dos voos passou no crivo. Na Copa, o índice de atrasos foi de 7,6%. Em 2013, na União Europeia, a taxa de atrasos foi de 8,4%.
----------------------------------------
“Aquilo que o Brasil passou para o mundo foi maravilhoso”
Luiz Felipe Scolari
Técnico da seleção brasileira, ontem na entrevista coletiva sobre a eliminação do Brasil da Copa do Mundo, comentando os efeitos extracampo da realização no país da principal competição do futebol mundial
------------------------------------------
Tiro ao alvo
Políticos de vários partidos foram céticos em relação à realização da Copa no Brasil temendo seus efeitos eleitorais. O prefeito do Rio, Eduardo Paes, deve passar pela mesma experiência. Em 2016, tem Olimpíadas e sucessão municipal.

Polivalente?
Candidato ao Senado em aliança com o PSDB, o deputado estadual Paulo Bornhausen (PSB) esteve no lançamento da chapa Eduardo Campos-Marina Silva em abril, em Brasília. Ontem, no Rio, posou para fotos ao lado do tucano Aécio Neves e do ex-presidente Fernando Henrique, em reunião sobre a campanha do PSDB em Santa Catarina.

O drama dos refugiados
O Brasil tem dificuldades para lidar com os refugiados do Haiti, mesmo assim o chanceler do Líbano, Gebran Bassil, irá hoje ao vice Michel Temer. O libanês quer ajuda do Brasil sobre como lidar com os refugiados sírios naquele país.

E tem mais Copa
Integrante do Comitê Executivo da FIFA, Lydia Nsekera vai hoje de manhã ao Centro de Mídia do Maracanã. Ela terá a companhia da craque Marta e do ministro Aldo Rebelo (Esportes). E vai dar informações sobre a Copa do Mundo de futebol feminino. Ela será realizada no Canadá, de 5 a 24 de agosto do próximo ano.

Sentou na cadeira
O general Jorge Fraxe ainda comanda o Dnit, mas seu secretário-executivo, Tarcísio Gomes, indicado para substitui-lo, já está se comportando como se mandasse no órgão. Ele recebe deputados para tratar de obras nos estados.

Alinhamento
Sobre o palanque do PMDB em São Paulo, seu candidato ao governo, Paulo Skaf, diz que “tem as melhores relações de amizade e de lealdade com o vice Michel Temer” e que “ele estará no palanque da chapa presidencial Dilma-Temer”.
----------------------------------
OS CANDIDATOS DO PMDB que almejam presidir a Assembleia estão irritados com a candidatura a deputado do presidente do partido, Jorge Picciani.

Nenhum comentário: