domingo, 6 de julho de 2014

Oposição põe o pé na rua

- Correio Braziliense

No primeiro dia oficial de campanha eleitoral, os candidatos de oposição ao Palácio do Planalto — Eduardo Campos (PSB) e Aécio Neves (PSDB) — fazem campanha hoje, respectivamente, no Distrito Federal e em São Paulo. A escolha dos locais é cirúrgica. Eduardo está de olho no eleitorado que votou em Marina em 2010, dando à então candidata do PV à Presidência a vitória na capital federal em 2010. Já Aécio inicia a caminhada em São Paulo, estado que vem elegendo sucessivamente o PSDB há 20 anos, e onde os tucanos têm derrotado os petistas também nas recentes disputas presidenciais.

Eduardo Campos estará pela manhã no Sol Nascente, em Ceilândia, ao lado de Marina Silva e do candidato do PSB ao governo do Distrito Federal, senador Rodrigo Rollemberg. Há quatro anos, Marina conquistou 41,96% dos votos válidos no DF, contra 31,74% da petista Dilma Rousseff e 24,30% do tucano José Serra. Pesquisas internas feitas pelo PSB apontam que as intenções de voto em Eduardo crescem quando o eleitorado consegue associar a imagem dele à de Marina. Na convenção do PSB, os estrategistas da campanha tomaram cuidado para colocar as imagens de ambos do mesmo tamanho, passando o ar de cumplicidade e parceria.

Ontem, Eduardo Campos visitou o 17º Festival do Japão, no Centro de Exposição Imigrantes, em São Paulo. Dados de 2010 mostram que quase 700 mil japoneses moram no principal estado do país, o que representa metade dos japoneses radicados no Brasil. São Paulo representa também a maior comunidade nipônica fora do Japão. Antes, passou todo o dia em gravações para o programa do PSB, que vai ao ar apenas no fim de agosto.

Estado decisivo
Ao contrário de Brasília, onde tem candidato próprio ao governo local — além de contar com o recall de Marina —, em São Paulo a situação do PSB de Eduardo Campos é menos confortável. A legenda optou por não ter candidato próprio no estado — a Rede defendia que o postulante ao governo local fosse o deputado Walter Feldmann (PSB). Mas os socialistas paulistas defenderam a aliança histórica que mantém com o PSDB e garantiram a indicação do deputado Márcio França como vice de Geraldo Alckmin.

Hoje, é a vez de Aécio Neves visitar a exposição dos japoneses. O tucano também dá a largada em um estado que considera pacificado internamente. Tendo como vice em sua chapa o senador Aloysio Nunes Ferreira (SP), que recebeu mais de 11 milhões de votos em 2010, Aécio ainda costurou para que José Serra fosse escolhido como candidato ao Senado na coligação do governador Geraldo Alckmin, que tenta a reeleição ao Palácio dos Bandeirantes. Aécio passou todo o dia de ontem reunido com seu staff de campanha, enquanto seus advogados entregavam o registro da candidatura no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) (Leia matéria ao lado).

Já a candidata à reeleição, Dilma Rousseff, não tem compromissos no fim de semana. Ontem, ela mandou uma carta prestando solidariedade ao jogador Neymar.

Nenhum comentário: