quarta-feira, 2 de julho de 2014

Brasília-DF - Denise Rothenburg

- Correio Braziliense

Congresso de lamentações
A maioria dos parlamentares de partidos aliados que veio a Brasília essa semana não escondeu as insatisfações em relação ao PT. Na sala do líder do PMDB, Eduardo Cunha, onde as portas ficam sempre abertas, o balanço das excelências era desolador. A conclusão foi de que, nesses 22 dias depois de mantida a aliança nacional, os peemedebistas viram o PT descumprir acordos. "Aposentaram o Sarney, empurraram Eunício Oliveira (PMDB-CE) para a oposição e romperam o acordo em Goiás e na Paraíba. Depois não sabem por que 42% dos convencionais votaram contra a aliança", comentou o deputado Danilo Forte (PMDB-CE), com a concordância geral dos colegas de outros estados que lotavam o gabinete. Ele se referia em especial ao PT do Amapá que não pretendia fechar com Sarney para o Senado.
» » »
Para completar a ira do partido de Michel Temer, Dilma recebeu ontem o governador do Ceará, Cid Gomes, e o irmão dele, Ciro. Estavam acompanhados do candidato ao governo, Camilo Santana, e do senador José Guimarães que desistiu de concorrer ao Senado para colocar Camilo na cabeça de chapa. A foto do encontro está pronta para ir à campanha a partir de 6 de julho. Diante de tantas reclamações do PMDB, os dias de trabalho pós-Copa, embora sejam poucos, prometem.

"Mui amigo"
A decisão de José Serra (PSDB-SP) de concorrer ao Senado depois de anunciar que seria candidato a deputado federal levou os aliados de Gilberto Kassab a pressionar no sentido da manutenção da candidatura a senador contra o tucano. "Serra deu uma de Qualhada, aquele personagem do Chico Anísio: fez que foi e acabou "fondo". Ele não teve coerência", disse o deputado Guilherme Campos (PSD-SP). Pelo visto, a parceria entre Kassab e Serra terminou na noite da última segunda-feira.

Noves fora...
Os paulistas fizeram as contas e disseram ter a certeza de que a eleição de Serra não será tão fácil quanto possa parecer. Além de Kassab, ele concorrerá com Eduardo Suplicy (PT-SP) e Marlene, mulher de Campos Machado, do PTB. Campos Machado saiu da base de Geraldo Alckmin para garantir o palanque da esposa ao Senado. Com tantos candidatos, há quem diga que Suplicy levará a melhor, uma vez que a eleição é de turno único.

Inversão dos fatores
Em pelo menos um estado, os petistas não precisam se preocupar em ter pessoas para replicar a campanha da presidente Dilma Rousseff: o Maranhão. Ali, onde quase metade das pessoas recebem benefícios do governo federal, em especial, o Bolsa Família, são os candidatos que farão questão de fazer campanha pedindo votos colados na imagem da presidente-candidata.

Dilma e Cauã
Aécio Neves tem vários amigos no meio artístico carioca. Eduardo Campos, do PSB, é sobrinho de Guel Arraes. Dilma Rousseff sem muito traquejo nessa praia, tem dado seus pitacos. Ontem, ao lançar o programa de incentivo ao audiovisual no Palácio do Planalto, saiu repleta de fotos ao lado do ator Cauã Reymond. Dentro do PT, há quem diga que os registros estão prontos para serem usados no horário eleitoral.

A cortina da Copa se abre
As oitavas entre Argentina e Suíça e, depois, o jogo nervoso entre Bélgica e Estados Unidos, fizeram a alegria do deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP). Tudo porque o depoimento que ele deu em favor de André Vargas ontem no Conselho de Ética não terá tanto espaço na tevê. Os tucanos é que não gostaram, porque ofuscou o aniversário de 20 anos do Real. Hoje e amanhã, sem confrontos nos gramados, a oposição espera algum espaço para a CPI Mista da Petrobras.

A falta que faz um "não"/ No site do PSB da Paraíba, as declarações do governador Ricardo Coutinho na convenção estadual saíram assim: "A nossa história é feita com coragem e determinação e na base da covardia, dentro de quatro paredes, com conchavos onde os interesses da população fiquem escanteados, esse é o momento de fazer a grande história". Até ontem à noite não havia sido modificado.

Independência baiana I/ Na Bahia, onde os portugueses armaram trincheiras contra a Independência do Brasil, o 2 de julho de 1823 é a verdadeira data do fim do Império e é comemorado todos os anos. Em temporada eleitoral, entretanto, a data marca a abertura das campanhas, quando os políticos vão às ruas para testar seu prestígio com os eleitores. Jaques Wagner levará Rui Costa, enquanto ACM Neto desfilará com Paulo Souto e Geddel Vieira Lima, candidato ao Senado.

Independência baiana II/ O percurso é longo e os políticos costumam tomar todo o centro histórico de Salvador em caminhada. Desta vez, entretanto, será difícil ter uma ideia da preferência dos eleitores. É que os soteropolitanos estão bem misturados aos turistas que lotam a cidade para os jogos da Copa do Mundo.

Aposta/ Na semana passada, o líder do PMDB, Eduardo Cunha (foto), comentava com alguns amigos, o seu palpite para as semifinais da Copa: Brasil x Alemanha e Argentina x Holanda. "A partir daí, pode dar qualquer coisa. Só Deus sabe", comentou.

Nenhum comentário: