sábado, 26 de julho de 2014

Aécio diz ser 'curioso' TCU isentar Dilma

• Decisão sobre responsabilidade na compra de refinaria é criticada por ex-diretor da Petrobras

- Folha de S. Paulo

RIO / BRASÍLIA - O senador Aécio Neves (PSDB-MG), candidato à Presidência, disse nesta sexta (25) achar "curioso" o fato de o TCU (Tribunal de Contas da União) isentar a presidente Dilma Rousseff (PT) e o Conselho de Administração da Petrobras pela compra da refinaria de Pasadena (EUA).

"Acho apenas curioso que os diretores da Petrobras sejam responsabilizados e os membros do conselho, que verificam, que têm responsabilidade formal na decisão, tenham tido tratamento diferenciado", afirmou, no Rio.

"Não prejulgo ninguém, acho apenas que todos devem prestar esclarecimentos de questões que surgem. Acho apenas que está faltando uma palavra da presidente."

Na quinta (24), o ex-diretor da Área de Gás da Petrobras Ildo Sauer disse, em nota, que classifica como "ilegal" a decisão do TCU --que, a seu ver, viola "direitos fundamentais"--, pois não foi ouvido.

Sem citar Dilma, ressaltou o papel do presidente do conselho, cargo ocupado por ela à época da compra.

"O presidente do conselho de administração pode convocar diretores para prestar esclarecimentos ou informações sobre as matérias em apreciação. Cabe à diretoria exercer a gestão dos negócios, de acordo com a missão, os objetivos e às estratégias fixadas pelo conselho."

Nenhum comentário: