sexta-feira, 27 de junho de 2014

PSB decide ter candidato próprio em Minas Gerais

• Tucanos tentavam há meses convencer a sigla a integrar a chapa do PSDB no Estado

Liliane Pelegrini – Folha de S. Paulo

BELO HORIZONTE - Depois de uma tumultuada convenção no sábado (21), que terminou sem decisão, o PSB de Minas Gerais decidiu na noite desta quinta-feira (26) lançar candidatura própria ao governo do Estado, o que dará um palanque próprio à chapa do presidenciável Eduardo Campos e de Marina Silva no Estado.

Desde o início do processo eleitoral, os tucanos vêm tentando convencer o PSB a participar da chapa do PSDB ao governo ""desde 2002 as duas legendas são aliadas no Estado --o que faria com que Campos divididisse o palanque com Aécio Neves, o candidato do PSDB ao Planalto. Em Minas, a chapa do PSDB é encabeçada pelo ex-ministro Pimenta da Veiga.

Marina Silva, no entanto, era contra a aproximação com os tucanos e sempre defendeu candidatura própria.

O escolhido para disputar a eleição pelo PSB em Minas foi o ex-deputado Tarcísio Delgado, que já foi vereador, deputado estadual em Minas e federal por dois mandatos, além de prefeito por três vezes em Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira.

Tarcísio Delgado é também pai do deputado federal Júlio Delgado, que é presidente do diretório mineiro do partido e havia sido, inclusive, cogitado como pré-candidato do PSB ao governo estadual. Ele preferiu retirar o próprio nome e lançar o do pai.

A decisão do PSB-MG de ter candidatura própria foi anunciada depois de um dia inteiro de reuniões na sede do partido em Belo Horizonte.

Como ficou determinado na convenção do sábado, a decisão sairia de uma comissão formada por 17 líderes da legenda. A opção pela candidatura própria passou por dez votos a sete.

Em São Paulo, o PSB optou pelo apoio ao PSDB.

Nenhum comentário: