sábado, 7 de junho de 2014

Panorama político – Ilimar Franco

- O Globo

Pronunciamento da discórdia
Não há consenso sobre a necessidade de a presidente Dilma fazer pronunciamento à Nação na véspera da abertura da Copa do Mundo. Seus articuladores estão divididos. Um grupo acha que convocar cadeia de rádio e TV é politizar os jogos no momento em que o governo atua para baixar a pressão. Outro acha que Dilma deve fazer chamamento aos brasileiros para que dê tudo certo.

A armadilha do legado
O pronunciamento é o último dos ingredientes no caldo de insatisfações dentro do governo com a estratégia de defesa da Copa do Mundo adotada desde o ano passado. Ministros avaliam que o governo “caiu na armadilha” de ficar respondendo às críticas, em vez de empolgar e emocionar os brasileiros. A presidente Dilma demorou para entrar no clima do futebol, e tratou por muito tempo do assunto pelo viés das obras de infraestrutura. As propagandas oficiais receberam críticas recorrentes dentro do governo. O comercial protagonizado pela jogadora Marta, por exemplo, foi visto como formal demais, nos moldes de um anúncio de um banco público.
----------------------
“Alguém estava em 2002 melhor do que esta hoje? Se a gente não souber o que o Brasil era, não valorizamos o que temos hoje”
Luiz Inácio Lula da Silva
Ex-presidente
-----------------------
Boa ação
A empresa Anglo American anunciou ontem ao Ministério do Meio Ambiente a doação de US$ 5 milhões para o programa Arpa. Lançado em 2002, tem o objetivo de preservar unidades de conservação da floresta amazônica.

Com quem será?
Está nas mãos do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), a definição sobre seu vice à reeleição: Márcio França (PSB) ou Gilberto Kassab (PSD). Pessedistas garantiam ontem que Alckmin e Kassab selaram a aliança na noite de quinta-feira. O diretório do PSB indicou França por unanimidade. Tucanos dizem preferir o PSB.

Produção independente
Documentário da TV Câmara criticando a construção do estádio Mané Garrincha causou desconforto no PT. Mas deputados não intervieram para não parecer censura. A presidência da Câmara agiu e tirou da grade.

Vista para o mar
O governo quer aproveitar a terceira edição do Minha Casa, Minha Vida para construir empreendimentos em cidades turísticas que ainda enfrentam problemas de habitação e de casas degradadas que interferem na paisagem. Barra de São Miguel (AL) e Parati (RJ) estão entre os municípios que podem ser beneficiados.

Ofensiva no Nordeste
O ex-presidente Lula vai entrar nas campanhas em Pernambuco e no Piauí. Receberá título de cidadão honorário de Teresina, sexta-feira. Depois, se encontrará com a presidente Dilma em Recife para eventos locais no fim de semana.

Raízes
A chapa Luiz Fernando Pezão (PMDB) à reeleição ao governo e Felipe Peixoto (PDT) a vice entusiasmou a presidente Dilma, que gostou de ver seu ex-partido aliado a Pezão. O PDT ensaiou apoio ao candidato petista Lindbergh Farias.

A chapa que apoiará a reeleição do tucano Geraldo Alckmin em São Paulo poderá ter mais de um candidato ao Senado.

Nenhum comentário: