domingo, 29 de junho de 2014

Panorama político – Ilimar Franco

- O Globo

Os candidatos e a mídia
Os presidenciáveis ainda não explicitaram suas relações com a imprensa. Nos EUA, os porta-vozes da Casa Branca e do Departamento de Estado (Itamaraty) concedem briefings diários. O “pool” de jornalistas credenciados viaja no Air Force One com o presidente Barack Obama, tanto nas viagens internacionais quanto nacionais. Nesse caso, o porta-voz conversa com os jornalistas e responde às perguntas a bordo

A luta pela transparência
Ao contrário de um presidente brasileiro, o americano não faz segredo dos seus discursos. Antes de eles serem feitos, há um briefing relatando os tópicos de sua mensagem para todos. Lá, como aqui, há um controle considerado excessivo da imagem do presidente. Gera crises a proibição para registrar eventos e encontros (como o de Obama com Hillary Clinton neste mês). Outra ocorreu em dezembro, quando fotógrafos e cinegrafistas não puderam registrar a viagem, no Air Force One, de Obama e seu antecessor George W. Bush. Uma foto oficial foi distribuída. Obama, a exemplo dos governantes petistas, também aposta na comunicação direta, via redes sociais.
------------------------------------
“Michel, jamais vou trair você e a presidente Dilma. O espaço é de vocês. Me telefona quando você quiser vir aqui. Vou dizer isso à presidente”
Luiz Fernando Pezão
Governador do Rio, candidato à reeleição (PMDB), ao vice Michel Temer, por telefone, na noite de quarta-feira
------------------------------------
Na convenção do PCdoB
O dirigente Haroldo Lima diz ao ministro Aldo Rebelo (Esportes): “Você desapareceu do noticiário”. Bem-humorado, Aldo responde: “Ainda bem. É porque está tudo dando certo. Do contrário, estava todo mundo atrás de mim”

Bem na fita
A presidente Dilma anuncia terça-feira pacote da ministra Marta Suplicy (Cultura) para produtoras de audiovisual. De olho na simpatia de artistas durante sua campanha, Dilma irá liberar quase R$ 1 bilhão para custear desde a infraestrutura para sets até a finalização. Projetos para documentários, seriados e ficções poderão pleitear a verba.

Grau de satisfação
Na pesquisa do Ministério do Turismo, com 4 mil viajantes, os itens mais bem avaliados foram opções de turismo e lazer; atendimento e receptividade; e segurança. Todos acima de 50% de aprovação. Os piores: limpeza, aeroportos e hospedagem.

Segurança em caso de clonagem
O BB vai lançar um cartão de crédito virtual, sem o cartão de plástico. Ele será vinculado à conta corrente e poderá ser encerrado quando o cliente quiser. A ideia é dar mais segurança nas compras em sites no qual o usuário não confia. No caso de clonagem, o correntista cancela o virtual e segue usando o cartão físico para compras de débito.

Recompensa
O Planalto mapeou os cargos que o PTB tem no segundo escalão, mas decidiu não demitir todos. Aqueles ligados à ala pró-Dilma no partido serão mantidos, na expectativa de que façam campanha para a presidente em seus estados.

A história se repete?
A reviravolta no PTB, que trocou Dilma (PT) por Aécio (PSDB), não é novidade no partido. Em 2004, no pleito para a prefeitura do Rio, o PTB trocou Cesar Maia (DEM) por Jorge Bittar (PT). O PTB recebeu uma mesada de R$ 4 milhões.

IBOPE RN (22 A 25/6). Governador: Henrique Alves, 36%; Robinson Faria, 21%. Para presidente: Dilma, 51%; Aécio, 10,%; Eduardo, 8%; e Everaldo, 3%.

Nenhum comentário: