domingo, 22 de junho de 2014

Panorama político – Ilimar Franco

- O Globo

O tal Padrão Fifa
O governo prepara documento sobre a realização da Copa crítico à Fifa, para entregar à Rússia, que sediará os jogos em 2018. Fontes encarregadas da tarefa reuniram-se com dirigentes da África do Sul, que se somaram nos questionamentos aos métodos da entidade. “Não vamos polemizar agora para não reacender a polêmica, mas há muita coisa errada”, diz um ministro.

Boca no trombone
O documento deverá ser debatido no âmbito do Ibas (Índia, Brasil e África do Sul), para incluir os problemas enfrentados pelos africanos com a Fifa, e, depois, junto aos Brics (Brasil, Rússia, Índia e China). A intenção do Brasil é fazer alerta aos países que querem ser sede da Copa e à Fifa, mostrando que precisa reavaliar sua conduta para realizar a Copa em nações democráticas e com controle social. As críticas vão da relação autoritária da entidade à terceirização da festa de abertura, considerada de “péssimo gosto”, à dificuldade de comprar ingressos, até a falta de comida e de segurança nos estádios.

------------------------
“O Brasil fez a parte dele. Agora, a seleção brasileira precisa fazer a parte dela.”
José Guimarães
Deputado federal (PT-CE)
-------------------------

Rolando Lero
O PSD está incomodado com o governador Geraldo Alckmin (PSDB-SP). Acusa-o de enrolação, dando a vice ao PSB, sem comunicar Gilberto Kassab. O tucano, dizem pessedistas, faz o partido perder um tempo crucial.

Quem não tem cão
A alternativa do PSD tende a ser o apoio a Paulo Skaf (PMDB), desde que reaberta a chapa, pois o PDT ocupa a vice, e os pessedistas não demonstram interesse pelo Senado. O partido pode também manter a candidatura ao governo.

#celebs
O ex-jogador de vôlei Giovane Gávio será um dos puxadores de voto em Minas para a Câmara. Outros partidos também têm os seus na manga. O PMDB em SP, por exemplo,
lançará a apresentadora de TV Luiza Mel e Samantha Moraes, ex-mulher do namorado de Bruna Surfistinha. Fernando Scherer, o ex-nadador Xuxa, sairá pelo PSB.

Está valendo
O Marco Civil da Internet começa a vigorar nesta segunda-feira. Todos os dados passarão a ser arquivados e podem ser requisitados por ordem judicial. Não pode mais haver discriminação de acesso, valendo a neutralidade da rede, e será mais difícil retirar conteúdo do ar. A Justiça deverá ser acionada, não só o site.

Fator Aécio
Uma das maiores preocupações do PT é a eleição da presidente Dilma no Rio. Há consenso de que não será um passeio, como em 2010, porque o tucano Aécio Neves terá desempenho bem superior ao de José Serra há quatro anos.

De olho
A equipe de campanha de Dilma chegou a pensar em montar comitês suprapartidários no Rio, com apoio de empresários e intelectuais. Como o cenário não é favorável, a ideia foi descartada para acompanharem o estado mais de perto.
--------------------
PCDOB, do candidato Flávio Dino ao governo do Maranhão, terá vice do PSDB e a vaga ao Senado do PSB. PT ficará com Lobão Filho (PMDB).

Nenhum comentário: