quarta-feira, 18 de junho de 2014

Panorama político – Ilimar Franco

- O Globo

Um final previsível
As sindicâncias solicitadas pela Comissão Nacional da Verdade às três Forças Armadas concluíram que não houve desvio de finalidade em sete instalações militares onde ocorreram graves violações aos direitos humanos durante a ditadura militar. Apesar de terem sido conduzidas isoladamente, as investigações no Exército, Marinha e Aeronáutica chegaram ao mesmo resultado.

-----------------------
“Conclui-se que os dados disponíveis não permitem corroborar a tese de que tenha ocorrido desvio formal de finalidade do fim público estabelecido para essas instalações”
Conclusão do Exército em sindicância solicitada pela Comissão da Verdade
-----------------------

Contra a parede
As sindicâncias respondem a perguntas feitas pela Comissão da Verdade sobre recursos e funcionários dessas instalações. A comissão pediu que fosse apurado o desvio de finalidade porque é uma infração imprescritível. Tentou, mesmo que de forma lateral, forçar os militares a se pronunciarem. Por isso, as perguntas foram direcionadas a instalações específicas, entre elas o DOI-Codi do Rio e a Base Aérea do Galeão, onde se sabe que houve tortura. Os três relatórios não citam, em momento algum, nome de vítimas da ditadura, nem fazem qualquer comentário sobre graves violações aos direitos humanos.

Bolsa Pronatec
A presidente Dilma lança hoje o Pronatec 2, em cerimônia no Planalto. Os cursos profissionalizantes serão estendidos aos assentados da reforma agrária, na área de cultivo e plantio, e ganharão R$ 10,00 por aula assistida.

Beijinho no ombro
A equipe de elaboração do programa de governo do senador Marcelo Crivella (PRB) deixou adversários com inveja. Integram o grupo o economista e ex-presidente do BNDES Carlos Lessa, o engenheiro e ex-vice-presidente do BNDES Darc Costa, e o embaixador Samuel Pinheiro, os três com atuação no governo Lula.

Cada uma...
O governo do Distrito Federal distribuiu pulseiras aos jornalistas para cobrirem a Copa do Centro de Eventos, ao lado do Mané Garrincha. Recomendou que não a tire do pulso. “Não é para a vida toda, é só um mês”, explicou a funcionária.

Cadê o Padrão Fifa?
Depois das cobranças pela Fifa por problemas relacionados à Copa do Mundo, foi a vez do governo se queixar. Cobrou a entidade sobre a demora para os torcedores entrarem nos estádios. Um dos que causam preocupação é o Mané Garrincha. A média de espera foi de duas horas. O próximo jogo do Brasil será em Brasília.

Só no jeitinho
Senadores avaliam que o STF estará certo se mantiver, hoje,a resolução do TSE que altera o número de deputados por estado. Qualquer iniciativa da Câmara será mera manobra para protelar decisão que cabe ao Judiciário.

Dor de cotovelo
O senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) não gostou do apoio de Heloísa Helena (PSOL-AL) à candidatura de Luciana Genro à Presidência. Aos mais próximos, reclamou que a alagoana não havia apoiado sua campanha ao Planalto.

----------------------
O governo brasileiro está em campanha por Angola, uma das ditaduras mais longevas da África, para uma vaga no Conselho de Segurança da ONU.

Nenhum comentário: