sábado, 21 de junho de 2014

Painel - Bernardo Mello Franco (interino)

- Folha de S. Paulo

Surpresa indesejada
A decisão do PTB de abandonar a coligação de Dilma Rousseff (PT) para apoiar Aécio Neves (PSDB) foi recebida com choque no Planalto. O presidente do partido, Benito Gama, levou a notícia pessoalmente a um atônito Aloizio Mercadante (Casa Civil). O petista pediu tempo, mas a fatura estava liquidada. À noite, ele e Ricardo Berzoini (Relações Institucionais) insistiram por telefone, em vão. Da cadeia, no Rio, o ex-deputado Roberto Jefferson já havia autorizado a guinada.

Em nome do pai A deputada estadual Cristiane Brasil (PTB-RJ), filha de Jefferson, manteve o ex-deputado informado durante a semana. Hoje um advogado o visitará para levar as notícias.

Toma que é teu Os petebistas entregarão na segunda-feira a vice-presidência corporativa da Caixa, hoje ocupada por Luiz Rondon.

Nem pedi Integrantes da cúpula do PTB afirmam que o acordo com Aécio não inclui a indicação do candidato a vice na chapa tucana. A vaga continuará à espera do PSD.
Embaixo pode O partido vai manter alianças locais com o PT. Em Pernambuco, os petistas apoiam Armando Monteiro (PTB). No Rio Grande do Sul, os petebistas estão com Tarso Genro (PT).

Muy amigos O senador Gim Argello (PTB-DF), um dos mais animados com a guinada pró-Aécio, costumava se dizer amigo próximo de Dilma. Ainda há dúvidas sobre Fernando Collor (PTB-AL), que esqueceu as brigas com Lula e virou dilmista desde criancinha em 2010.

Indigestão Em maio, ao almoçar na sede do PTB, a presidente exaltou as raízes getulistas do partido e disse que seu apoio era "fundamental".

Queremismo O presidente do PRB, que apoia Dilma, convidou aliados a opinar sobre um retorno de seu antecessor. "Lula sabe que a rejeição ao nome da presidente pode colocar seu projeto em risco", escreveu Marcos Pereira, em uma rede social.

Quem te viu O PT deve contrariar uma regra nacional e liberar aliança com o DEM no Pará. Os dois partidos estarão na chapa de Helder Barbalho (PMDB), filho de Jader e candidato a governador.

Invocado Indicado pela Rede para disputar o governo de Minas, o ambientalista Apolo Heringer diz que faltou empenho de Marina Silva para bancar sua candidatura pelo PSB de Eduardo Campos.

Corpo mole Os palanques próprios defendidos por Marina também ruíram em São Paulo e no Rio. Para Heringer, ela abriu mão de usar seu estoque de votos ao negociar com Campos. "Como você cede esse potencial e não tenta emplacar sua posição?"

Ainda dá Lula ainda tenta convencer Gilberto Kassab (PSD) a apoiar Alexandre Padilha em SP. O ex-prefeito disse a aliados que teve uma "ótima" conversa com o ex-presidente na quinta-feira.

Tête-à-tête Geraldo Alckmin (PSDB) deu pessoalmente a Kassab a notícia de que ele não seria seu vice.

Lata velha Para não ir de veículo oficial à convenção do PSB, secretários de Alckmin apareceram no ato em um carro popular, emprestado por um motorista do Palácio.

Blindagem Ao recusar a ida a debates na internet, Dilma evita embates diretos com Aécio e Campos, seus principais adversários. A lei que obriga as TVs a convidar nanicos não vale para a rede.

Dois pesos Na eleição de 2010, quando precisava se tornar mais conhecida, Dilma aceitou participar de encontro no UOL com José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV).

Tiroteio

"Esta é uma situação inédita na política brasileira. Nem esperaram a convenção partidária para manter as aparências."
DO DEPUTADO FEDERAL ALFREDO SIRKIS (PSB-RJ), sobre a adesão de seu partido à candidatura do senador Lindberg Farias (PT) ao governo do Rio.

Contraponto
Bolão socialista

Em uma animada roda na convenção do PSB paulista, dirigentes do partido comentaram os primeiros jogos da Copa do Mundo. Em certo momento, lembraram que as seleções de México e Costa Rica, que estão bem no Mundial, estão hospedadas em Santos, cidade governada pelo tucano Paulo Alexandre Barbosa.

Depois dos fracassos de Portugal, que optou por Campinas, o secretário estadual de Turismo, Cláudio Valverde, provocou o prefeito Jonas Donizette.

--Que pé frio, prefeito! Ficou com Portugal, que tomou de 4 a 0 na primeira rodada e saiu com a cabeça inchada!

Nenhum comentário: