terça-feira, 17 de junho de 2014

Painel - Bernardo Mello Franco (interino)

- Folha de S. Paulo

De novo o aborto
Apesar da mudança de ares inspirada pelo papa Francisco, a igreja católica deve voltar a levantar o tema do aborto na campanha presidencial. A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) decidiu que não vai vetar o assunto ou orientar seus dirigentes regionais a evitá-lo na eleição. "Há temas mais importantes, mas o debate de valores é natural, e a vida é um deles. Se for necessário, a Igreja se pronunciará", avisa dom Raymundo Damasceno, presidente da entidade.

Do púlpito... A Regional Sul 2 da CNBB, no Paraná, já distribui cartilha orientando fiéis a votar em quem "defende a vida, desde a concepção até o seu fim natural" e em quem "defende a família, segundo o plano de Deus".

... ao palanque O documento vai além: "Se o candidato tiver um engajamento na Igreja Católica, é digno de mais confiança ainda".

Fantasma Voltou a circular um e-mail pregando boicote a Dilma por declarações antigas sobre o aborto. O texto é atribuído a dom Luiz Bergonzini, que morreu em 2012.

Larga ele No auge da crise com o PSB paulista, um grupo de sonháticos da Rede tentou convencer Marina Silva a abandonar a vice de Eduardo Campos e disputar o governo do Distrito Federal.

Deixa pra lá A ideia não prosperou. Até porque a ex-senadora mantém o domicílio eleitoral no Acre.

Ouça o titio Em jantar na casa de Andrea Matarazzo, na sexta passada, Fernando Henrique Cardoso orientou Aécio Neves a focar o discurso em segurança, saúde e transportes. Além, é claro, do risco de volta da inflação.

Pinto no lixo Aplaudido de pé na convenção do PSDB, o ex-presidente anda esfuziante com as homenagens do partido, que o escondeu nas últimas três eleições. "Ele está animadíssimo", conta um ex-ministro.

Bola e bolo FHC convidou amigos para assistir a Brasil x México pela TV. Vai aproveitar e comemorar os 83 anos, que completa amanhã.

Do alto Dilma vai sobrevoar as regiões do Paraná mais atingidas pelas chuvas, que já afetam mais de 700 mil.

Para lá Alckmin disse a tucanos que o apoio do PSD de Gilberto Kassab à sua campanha de reeleição, que já foi dado como certo, agora parece "difícil de se concretizar".

Para cá O ex-prefeito almoçou ontem com dirigentes do PT, a quem disse que sua situação segue indefinida. "É difícil entender o que ele quer", desabafa um petista.

Rolando Lero O longo discurso de Alexandre Padilha motivou queixas na convenção do partido, no último domingo. O ex-ministro falou por quase uma hora. Lula usou a metade do tempo.

Era ele mesmo? O senador Eduardo Suplicy, acredite, discursou por apenas 15 minutos. E sem citar seu programa Renda de Cidadania.

Magoou Vladimir Safatle, o filósofo que desistiu de concorrer ao governo paulista pelo PSOL, não apareceu no ato que lançou Gilberto Maringoni em seu lugar.

Vem comigo Na véspera de Brasil x Croácia, Alckmin perguntou ao presidente licenciado da UGT, Ricardo Patah, se ele tinha ingresso. "Ninguém lembrou de mim", murmurou o sindicalista. O choro foi recompensado com um bilhete para a área VIP.

Cacau vidente O governador Jaques Wagner (PT) presenteou Angela Merkel com barras de chocolate baiano. Depois, disse ter previsto o "chocolate" da Alemanha sobre Portugal na Copa.

Tiroteio
"Aécio tira o foco dos mais pobres ao propor o fim do limite de renda para o Bolsa Família. É uma forma de acabar com o programa."
DA MINISTRA TEREZA CAMPELLO (DESENVOLVIMENTO SOCIAL), sobre proposta de prorrogar a permanência no programa de quem superar a pobreza.

Contraponto
Marketing de oportunidade

Em palestra a empresários espanhóis no início do mês, o candidato do PT ao governo paulista, Alexandre Padilha, foi questionado sobre a menção a seu nome na Operação Lava Jato, da Polícia Federal.

Depois de se defender, decidiu fazer piada com Geraldo Alckmin (PSDB), seu rival na eleição de outubro, e abordou a crise hídrica pela qual passa o Estado:

-- Quem achou que a menção ao meu nome na operação ia me desgastar deu com os burros n'água.

Percebendo a ocasião, prosseguiu:

-- Ou melhor, com os burros na seca do Cantareira!

Nenhum comentário: