domingo, 8 de junho de 2014

Painel - Bernard Mello Franco

- Folha de S. Paulo

V de vingança
O PV quer usar a campanha presidencial para dar um troco em Marina Silva, que deixou o partido depois das eleições de 2010. Seu novo candidato ao Planalto, Eduardo Jorge, diz que os verdes exageraram nas concessões à ex-senadora. Para ele, Marina defendeu "ideias fundamentalistas" e aceitou o apoio de "pastores reacionários". A sigla promete retomar bandeiras que guardou no armário há quatro anos, como a liberação do casamento gay, das drogas e do aborto.

Sem recreio Eduardo Jorge não perdoa Marina por ter barrado uma adesão do PV a José Serra (PSDB) no segundo turno de 2010. "Ela ficou emburrada porque o povo não a elegeu e foi para casa. Foi uma posição infantil."

Com carinho O verde se diz amigo da ex-senadora e ressalva que as divergências são políticas. Ele é aliado de José Luiz Penna, que comanda o partido desde 1999 e foi o pivô da saída de Marina.

Lanterna verde O pré-candidato do PV tem apenas 1% no Datafolha. Ele espera crescer, mas admite que a sigla ficará longe dos 19,3% da última corrida presidencial.

Nela, não Os eleitores que pretendem votar nulo ou em branco estão mais irritados com Dilma Rousseff (PT): 46% dizem que não a apoiarão de jeito nenhum.

Neles, talvez No mesmo grupo de desiludidos, 22% rejeitam votar em Aécio Neves (PSDB) e 18% descartam Eduardo Campos (PSB).

Indignados Analistas da campanha tucana atribuem o aumento do "não-voto" à tensão pré-Copa e ao medo de novos protestos violentos.

O bruxinho vem aí Randolfe Rodrigues (PSOL) virou cliente de Jassa, o famoso cabeleireiro de Silvio Santos. "Como todo mundo me acha parecido com o Harry Potter, ele fez um corte para me deixar mais velho, ressaltando os poucos fios brancos..."

Bola nas costas O Planalto foi surpreendido com a adesão do PDT a Paulo Skaf (PMDB) na disputa pelo governo de São Paulo. Lula se dizia empenhado em garantir o tempo de TV da sigla para Alexandre Padilha (PT).

A fila... A Advocacia-Geral da União detectou que funcionários da Receita Federal ameaçam realizar operação-padrão antes da Copa.

... não anda O temor é que a manifestação cause atrasos no desembarque de turistas em portos e aeroportos. O governo ainda não decidiu se vai recorrer à Justiça para impedir o movimento.

Melhor evitar A Prefeitura de Manaus distribui um guia para orientar vendedores e taxistas no atendimento a estrangeiros na Copa. O panfleto ensina a distinguir croatas, sérvios e bielorrussos e sugere "não discutir a crise econômica na Europa".

Chicote aéreo O ministro Moreira Franco (Aviação Civil) determinou que a Anac passe a fiscalizar obras em aeroportos administrados pela Infraero, como já faz com terminais concedidos à iniciativa privada. A agência deverá cobrar prazos e aplicar penalidades à empresa.

Faz o DOC O governo federal atribui a demora nas obras do aeroporto de Cuiabá a atrasos em pagamentos pelo governo de Mato Grosso. Sem dinheiro, a empresa responsável chegou a paralisar os trabalhos.

Conta salgada Apesar de ainda não ter sido aprovado, o projeto que institui o pagamento de bônus a juízes já rachou o governo. O Planalto teme detoná-lo e se indispor com o Judiciário. Miriam Belchior (Planejamento) está em pânico com seu impacto no Orçamento.

Tiroteio
"Quando a campanha começar, o eleitor vai se dar conta de que os tucanos são fregueses do PT e que só Eduardo poderá bater Dilma."
DO DEPUTADO BETO ALBUQUERQUE (RS), líder do PSB na Câmara, sobre queda nas intenções de voto do candidato do partido à Presidência, de 11% para 7%.

Contraponto
Jogo do bicho
Presidido pelo deputado estadual Baleia Rossi, o PMDB paulista reuniu, durante a semana, seus pré-candidatos à Câmara e à Assembleia para uma palestra sobre marketing político. Gaudêncio Torquato apresentou as características do pleito deste ano:

--Estamos vendo o casamento de bode com zebra, jacaré com elefante, touro com cobra d"água. Nunca tivemos alianças tão desprovidas de sentido.

O dirigente peemedebista interrompeu:

--Professor, por razões óbvias, peço que o senhor evite usar a baleia como exemplo nas comparações!

Nenhum comentário: