segunda-feira, 16 de junho de 2014

Lula já ofendeu dois presidentes

- O Globo

O ex-presidente Lula já usou ofensas e palavrões para se referir a dois presidentes da República e a um presidente de um partido adversário.

Em 1987, ao defender as propostas do PT para a reforma da Constituição, chamou de forma indireta, mas clara, o presidente José Sarney de “grande ladrão” do país.

Em maio de 1993, quando era presidente nacional do PT e corria o país com a “Caravana da Cidadania”, comentou com jornalistas, em conversa informal, que achava o então presidente da República, Itamar Franco, “um filho da puta” por estar perdendo a oportunidade de fazer um bom governo.

Na mesma conversa, disse que o então ministro da Fazenda, Eliseu Resende, era um “canalha que tem compromissos com empreiteiras”. Xingamento divulgado, ele pediu desculpas.

Mesmo depois de colocar a faixa presidencial, não deixou de fazer alguns insultos públicos. Em janeiro de 2010, pelo menos três ministros ouviram Lula, em reunião ministerial, chamar de “babaca” o então presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra. Nos palanques, o repertório preferido do ex-presidente, para atacar os críticos de seu governo, era chamá-los de imbecis e ignorantes.

Nenhum comentário: