quinta-feira, 5 de junho de 2014

Lindbergh tenta conter adesões a movimento

• Senador reclama de falta de empenho de alguns petistas e pede ajuda a Rui Falcão

- O Globo

A traição explícita à aliança nacional entre o PMDB e o PT proposta pelos líderes do movimento “Aezão” repercutiu entre petistas do Estado do Rio e integrantes da campanha à reeleição da presidente Dilma Rousseff. Candidato do partido ao Palácio Guanabara, o senador Lindbergh Farias se reuniu com o presidente do partido, Rui Falcão, para pedir ajuda para conter a rebelião peemedebista. O movimento tem dificultado a busca por apoio à chapa de Lindbergh, além de atrapalhar a campanha de Dilma no estado.

De acordo com interlocutores de Lindbergh, o petista estaria insatisfeito com alguns colegas de partido que não têm demonstrado empenho para estancar o movimento “Aezão”.

O senador petista tem convivido com traições desde o lançamento de sua pré-candidatura. Parte dos prefeitos do PT no estado já declarou apoio a Pezão, entre eles Rodrigo Neves, de Niterói, na Região Metropolitana, e Tarciso Pessoa, de Paracambi, na Baixada Fluminense.

No entanto, prefeitos da base aliada do governador Luiz Fernando Pezão também têm pulado a cerca.

Amanhã, o prefeito de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, Sandro Mattos (PDT), organizará um almoço em apoio à candidatura de Lindbergh.

O PDT compõe a aliança de 15 partidos de Pezão e indicou o vice para a chapa do PMDB, Felipe Peixoto.

O prefeito de São João de Meriti chegou a ser cotado para a vaga de vice de Lindbergh, mas as negociações entre PT e PDT não avançaram. Há um grupo de pedetistas dissidentes que promete apoiar a campanha do petista.

A preocupação com os dissidentes do PMDB no Estado do Rio também esbarra na convenção nacional do partido, que vai ratificar o apoio à reeleição de Dilma Rousseff, com o peemedebista Michel Temer reconduzido na vice da chapa. Embora Sérgio Cabral tenha garantido à presidente a maioria dos votos dos peemedebistas do Rio, nada garante que os aliados do ex-governador cumprirão a promessa de manter a aliança nacional com o PT.

Nenhum comentário: