sábado, 21 de junho de 2014

Brasília-DF - Denise Rothenburg

- Correio Braziliense

Nós e eles...
Sem citar as declarações de Gilberto Carvalho sobre as vaias não se restringirem à "elite branca", o comando nacional petista aproveitou a reunião preparatória da convenção de hoje para reforçar internamente o discurso dos últimos dias. A ordem é a de que a partir da oficialização de Dilma como candidata à reeleição, todos os partidários vendam a ideia de que existe um pacto nacional entre os mais abastados para evitar que o PT continue a governar o país.

... Para reaproximar toda a esquerda
O PT está convencido de que esse discurso ajudará a construir pontes no sentido de colocar setores do PSB mais próximos da presidente Dilma Rousseff. O primeiro movimento nessa direção foi o de não criar problemas à formação da chapa petista no Rio de Janeiro, que terá Lindbergh Farias candidato ao governo estadual, e Romário ao Senado. Nas internas, há quem se refira a esse acordo como o portal do segundo turno. Sinal de que os petistas estão convictos de que a vida da presidente-candidata não será fácil.

Este pode
O PSB consultou a Rede, de Marina Silva, sobre a aliança com o PT no Rio. Marina não colocou objeções. Ela tem simpatia por Lindbergh por causa do voto do senador no Código Florestal.

Este não
O PSD, que tem acordos com o PSDB em vários estados, prefere que o ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab apoie Paulo Skaf, do PMDB, e não Alexandre Padilha, do PT. Skaf, aliás, sempre foi apresentado como segunda opção para compor uma aliança. Ali, resta a vaga de candidato ao Senado e não a vaga de vice. E, em termos de postulante a senador, difícil Kassab concorrer contra Eduardo Suplicy, do PT, e José Serra, do PSDB.

Muita calma nesta hora
O deputado Márcio França vai deixar que Eduardo Campos decida quem deve ser o candidato a vice na chapa de Geraldo Alckmin ao governo estadual. A turma de Márcio não quer passar a ideia de que resolveu a vida e deixou Campos na penumbra. Agora, é o candidato a presidente quem vai
negociar com o PSDB paulista.

A musa esquecida
Ao ser colocada como responsável pela parte social do programa de governo de Aécio Neves, a ex-deputada Rita Camata, musa dos tempos da Constituinte no fim da década de 1980, volta à cena com destaque. Ela foi relatora do Estatuto da Criança e do Adolescente. Sinal de que a história de redução da maioridade penal passará longe do programa tucano.

CURTIDAS
Todo cuidado é pouco/ Na hora do jogo Brasil-México na terça-feira, uma quadrilha especializada no roubo de caminhões em Goiás sequestrou um veículo desse tipo na estrada. O motorista ficou 12 horas em poder dos sequestradores e foi largado no meio do mato, de madrugada. Fique atento: a bandidagem não entra em recesso.

Convidado ilustre/ O presidente do PSD, Gilberto Kassab (foto), é esperado hoje na convenção do PT que lançará Dilma candidata. Depois do gesto em favor da petista, o mínimo que o partido espera é não ser vaiado quando anunciarem o nome de Kassab.

Visitante ilustre/ Na véspera da reunião do Brics, logo depois da Copa do Mundo, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, fará uma visita de Estado a Brasília.

E a intriga reina.../ Depois que os petistas viram o dedo do ministro de Relações Institucionais, Ricardo Berzoini, nas declarações de Gilberto Carvalho, dizendo que nem só a elite branca estava no Itaquerão, há quem, dentro do PT, veja a presença de Lula nessa confusão. Tem petista jurando que o ex-presidente está ansioso para ser candidato. Aqueles bem próximos de Dilma e os da cozinha de Lula afirmam categoricamente que nenhum dos dois aguenta mais tanta intriga que o partido leva para a imprensa.

Nenhum comentário: