quarta-feira, 11 de junho de 2014

Brasília-DF - Denise Rothenburg

- Correio Braziliense

Tevê versus suor
O PMDB escolheu logo o primeiro dia da temporada de convenções para reafirmar a aliança com o PT porque sabe das dificuldades de manter os votos alinhados ao Planalto. Em 2010,84% dos convencionais aprovaram a coligação e trabalharam para eleger Dilma-Temer. Agora, nem os 59,1% que ontem fecharam o apoio à coligação entre PMDB e PT, com Michel Temer na vaga de candidato a vice-presidente, colocarão sua estrutura de campanha a serviço da reeleição de Dilma Rousseff. Vai cada um cuidar de si. Ou seja, Dilma levou o tempo de tevê, mas não levará o suor do PMDB. Em Goiás, por exemplo, o partido votou em Temer e promete fazer campanha para Aécio Neves.

A aposta de Vargas
A Copa está aí e André Vargas continua deputado. Quando chegar o recesso, ele ainda estará pela Câmara dos Deputados. Até outubro, tem eleição e pouco movimento por lá. Nesse ritmo, o ex-petista receberá os presentes de Natal com a alcunha de "excelência"

O tom de Dilma
A depender dos dois discursos que Dilma fez ontem nas convenções do PDT e do PMDB, o PT vai insistir na tese de que uma vitoria da oposição colocará em risco a continuidade dos programas sociais. O PSDB e o PSB acreditam que não vai colar.

PSB a ver navios
A direção do Pros avisou ontem ao PSB que o deputado federal Miro Teixeira não será mais candidato a governador do Rio de Janeiro. Miro, entretanto, reafirmou que a candidatura está de pé. Mas Hugo Leal, presidente do Pros fluminense, estava ontem na convenção do PMDB. O PSB começa a procurar um novo palanque para abrigar Eduardo Campos no estado.

PSD em movimento
As últimas pesquisas em São Paulo, com índices de intenções de voto pró-Dilma considerados baixos, ampliaram os movimentos pró-Geraldo Alckmin e Aécio Neves dentro do PSD de Gilberto Kassab. A frase que mais se escuta no partido é aquela que diz "não me peçam para cometer suicídio ficando ao lado de Dilma".

Em tempo de Copa...
Os escândalos da política ficam em segundo plano. O governo avaliava ontem que passou bem pelo depoimento de Paulo Roberto Costa da CPI da Petrobras promovida pelos senadores aliados ao Planalto. Hoje, com Graça Foster na CPI mista, de deputados e senadores, a expectativa não é diferente. Ainda que saia algo de novo, será amortecido pela abertura da Copa do Mundo da Fifa.

Curtidas
E Falcão foz cara de paisagem... Ciente das cobranças do PMDB por mais espaço no governo, o presidente do PT, Rui Falcão, pondera: "Primeiro, precisamos ganhar a eleição!"

Ploc/ A presidente Dilma Rousseff chegou à convenção do PDT ontem mascando chiclete e, assim, ouviu do senador Cristovam Buarque (DF) que o partido estava equivocado ao seguir por aquele caminho. Foi tão bem recebida que se sentiu em casa.

Corrente da mentira 1/Todo ano eleitoral algum engraçadinho espalha notícia falsa nas redes sociais. Desta vez, a coisa está correndo via WhatsApp. Ah, se alastra tuna suposta "informação" de que a Câmara dos Deputados acabou com o 13° salário.

Corrente da mentira II/ Logo abaixo da "notícia" sobre o fim do 13°, vem uma lista de excelências a favor da medida. Em primeiro lugar, aparece Inocêncio Oliveira (PR-PE), como integrante do PFL, partido que nem existe mais. Tem ainda Pedro Corrêa, que está preso; Ricardo Fiúza, já falecido; e José Múcio Monteiro, que é ministro do Tribunal de Contas da União (TCU).

Nenhum comentário: