terça-feira, 10 de junho de 2014

Brasília-DF - Denise Rothenburg

- Correio Braziliense

P, M ou G
A cédula de votação do PMDB hoje foi feita sob encomenda para tornar a convenção em um plebiscito a favor do vice-presidente da República, Michel Temer. Uma vez que os convencionais terão apenas que votar para colocar Temer na vaga de candidato a vice na chapa do PT, quem votar contra estará se colocando em oposição àquele que, por vários anos, comanda o partido. Muitos ficarão constrangidos em se colocar nesse posição. Daí, um dos motivos de redução do percentual de rebeldes.

Com a aliança dada como certa, a convenção hoje tem como principal ponto saber o tamanho dessa rebeldia do PMDB. Se, mesmo com todo o prestígio de Temer jogado nesta terça-feira, o partido tiver um grande percentual de votos contra, é sinal de que Dilma não terá tanto abrigo entre os candidatos peemedebistas.

Precavidos
O fato de a cédula do PMDB hoje falar em Michel Temer como candidato a vice em coligação com o PT, e não com Dilma Rousseff, deixou muita gente desconfiada de que, no balanço dos dias, nada é líquido e certo. E, se o PT decidir mudar de candidato, o vice pode permanecer o mesmo.

Precavida
A presidente Dilma Rousseff também coloca um pé atrás quando o assunto é PMDB. Por isso, só irá à convenção do principal aliado depois de apurados os votos. Sabe como é, seguro morreu de velho.

E o PDT, hein?
Dilma Rousseff confirmou presença na convenção do PDT. Só não se sabe se irá antes ou depois do discurso do senador Cristovam Buarque (PDT-DF). "Essa aliança é um erro. Estamos abrindo mão dos nossos princípios por um quartinho no fundo do palácio", diz Cristovam, que fará um duro pronunciamento hoje para os convencionais de seu partido.

Calmaria...
A depender do jantar de despedida da senadora Kátia Abreu (PMDB-TO) na Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), há uma semana, ela pode ir fazer campanha tranquila e voltar ao cargo no fim do ano. Pelo tom dos discursos e da lista de presença, ela conseguiu unir a maioria em prol da recondução ao comando do setor.

...Por enquanto
Um dos maiores adversários de Kátia Abreu era o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso, Rui Prado, que também se licenciou para concorrer a um mandato eletivo. Prado, entretanto, para ser candidato a presidente da CNA, precisaria ter o senador Blairo Maggi (PR-MT) ao seu lado. Blairo, no momento, está dedicado a tentar contornar o desgaste que sofreu por conta da Operação Ararath, da Polícia Federal.

Pré-campanha?/ Agnaldo Timóteo montou uma barraquinha no domingo, na Avenida Atlântica, para autografar seu CD. A quem se aproximava, ele tirava foto e distribuía simpatia, com o maior jeitão de candidato. Há quem diga que ele concorrerá a um mandato de deputado federal pelo PR.

Boca livre/ O vice-presidente Michel Temer aproveitou os encontros com peemedebistas ontem no Congresso para pedir votos aos convencionais. Nem quem estará fora da lista de votantes escapou. "Olha, quem não for convencional, faça boca de urna. Na convenção, é liberado."

Nenhum comentário: