domingo, 1 de junho de 2014

Brasília-DF - Denise Rothenburg

- Correio Braziliense

O que preocupa na Petrobras
Nem só de CPI vive o diretor Corporativo e de Serviços da Petrobras, José Eduardo Dutra. A maior preocupação é a data-base dos petroleiros, em 1º de setembro, período de efervescência da campanha eleitoral para a Presidência da República. Um desarranjo ali pode gerar problemas para a presidente Dilma. Por isso, o governo começou desde já suas conversas com a Federação Única dos Petroleiros (FUP). Na última sexta-feira, por exemplo, uma reunião entre representantes da entidade e a presidente da empresa, Graça Foster, saiu o compromisso de um edital de concurso público imediato para reposição de parte dos 8 mil petroleiros que aderiram ao plano de demissão voluntária. A contratação, entretanto, ficará para janeiro de 2015.

Mau humor...
O líder do PMDB na Câmara, Eduardo Cunha (RJ), fez uma sondagem, deputado por deputado, para saber quem estava a favor da manutenção da aliança com o PT. Constatou, segundo seus aliados, que a chapa Dilma e Michel Temer para a reeleição agrega modestos 20% dos 72 deputados.

...e seus motivos
São várias as razões que levam a essa irritação dos peemedebistas com a aliança. O maior grupo é por causa da não liberação das emendas individuais ao Orçamento. Depois, aparecem as pendências estaduais. Em Goiás, o lançamento da candidatura do ex-prefeito de Anápolis Antonio Gomide (PT) ao governo estadual terminou por desandar de vez votos que muitos davam como certo em favor da coligação. E esses dificilmente voltam.

Ministro com tucano
O ex-ministro das Cidades Aguinaldo Ribeiro, do PP, prepara sua candidatura à reeleição para a Câmara dos Deputados de olho na vaga de senador na chapa de Cássio Cunha Lima, do PSDB, ao governo estadual. O deputado já fez chegar ao partido que, o alinhamento político no estado, se houver, não o impedirá de participar da campanha da presidente Dilma Rousseff.

A lei do direito I
Bruno Dantas não terá muito tempo para fazer campanha para ministro do TCU entre os deputados. Amanhã, no Rio, ele participa da reunião de um grupo de juristas liderados pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Luís Fux para formatação do Código de Processo Civil.

A lei do direito II
A ordem é buscar o equilíbrio entre a segurança do direito de defesa e a celeridade dos processos. Nesse sentido, há quem diga que o Senado deve cortar pelo menos parte da série de possibilidades de agravos proposta no texto que saiu da Câmara.

Convers@ de domingo
A vice-prefeita de São Paulo, Nádia Campeão, fala dos preparativos da cidade para a abertura da Copa da Fifa. Confira nos vídeos do site www.correiobraziliense.com.br.

É "o cara"/ O presidente das CPIs da Petrobras, senador Vital do Rêgo Filho (foto), está com 184 pedidos de audiências registrados em seu gabinete. A maioria não tem nada a ver com a investigação. Explica-se: ele é o relator da MP 641, a da regulamentação do setor elétrico. Todas as empresas da área querem ir lá expor seus pontos de vista a respeito. Ele avisou que só vai tratar desse tema depois do recesso.

Portal para traição/ Desde que os parlamentares acabaram com o voto secreto para quase tudo no Congresso, os políticos agora dizem que o único espaço para trair acordos políticos são as votações secretas das convenções partidárias. É aí que mora o perigo para Dilma dentro do PMDB.

O mês mais longo do ano/ Em política, junho de ano eleitoral é um mês com 35 dias. Explica-se: é que tudo o que for decidido numa convenção pode ser refeito até 5 de julho, prazo de registro das candidaturas. Alguns partidos deixam as atas em aberto para qualquer emergência de última hora.

Reunião vapt-vupt/ O PDT marcou a convenção para a manhã de 12 de junho, data da abertura da Copa. A vantagem é que vai ser rápida. Começa as 9h e deve terminar antes do meio-dia. O difícil vai ser encher a sede pedetista em Brasília com políticos de fora da cidade.

Nenhum comentário: