segunda-feira, 30 de junho de 2014

Aécio: PT vai colher repulsa nas urnas por frustrar população

• Depois de participar de convenções do PSDB e PTB em SP, tucano reafirmou em Curitiba que vice pode ser uma mulher

Silvia Amorim e Dimitri do Valle - O Globo

SÃO PAULO e CURITIBA- Candidato do PSDB à Presidência da República, o senador Aécio Neves disse neste domingo na convenção estadual do PSDB em São Paulo que o PT vai colher a “repulsa” do povo na eleição nacional. Ao pedir o apoio dos paulistas a sua candidatura, o mineiro voltou a dizer que entrega a Presidência ao PSDB se vencer a disputa em São Paulo.

— Aqueles que frustraram a confiança popular e abdicaram de um projeto de país para se contentar exclusivamente com um projeto de poder vão colher nas urnas daqui a três meses aquilo que plantaram: a repulsa da população— discursou Aécio.

Num pronunciamento menos agressivo do que o feito no início do mês ao lançar-se candidato, o presidenciável voltou a criticar o aspecto ético da gestão petista no governo federal. Ele disse que, para muitos dos que estão na administração federal hoje, a possibilidade de enriquecimento através da política se sobrepôs aos interesses públicos.

— Para alguns daqueles que estão hoje no governo federal a vitória das urnas não significou apenas a oportunidade de concretizar um projeto de poder. Significou para muitos deles a oportunidade de ascensão econômica e social e nós queremos resgatar no plano federal a capacidade de construirmos um novo projeto generoso com a federação, permitindo que volte a ter refinanciamento adequado para a saúde e se restabeleça uma efetiva política de segurança.

Em Curitiba, onde esteve no início da tarde deste domingo para o evento que homologou a candidatura à reeleição do governador tucano Beto Richa, Aécio voltou a fazer mistério sobre a definição do nome do vice para compor sua chapa. O nome será anunciado nesta segunda-feira. Ele admitiu, em Curitiba, que o vice pode ser mesmo uma mulher. Em entrevista num restaurante ele voltou a falar sobre a possibilidade de uma vice mulher quando informou que o nome será conhecido durante anúncio marcado para às 11 horas desta segunda-feira, em Brasília.

Indagado por uma jornalista se tinha mais detalhes sobre quem seria o vice, respondeu:

- Pode ser o vice ou a vice. Não posso dizer mais nada até amanhã.

Aécio disse que iria dedicar o restante do domingo às discussões sobre a definição do futuro ou futura vice de sua chapa. Um dos nomes cotados é o da ex-ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Ellen Gracie.

Em clima de Copa, o candidato tucano também criticou a ausência de projetos de mobilidade urbana prometidos para funcionar durante o Mundial da Fifa e culpou o governo federal por ter deixado “obras inacabadas”.

- O que ficou pronto para a Copa do Mundo foram os estádios. As grandes promessas de mobilidade, feitas em 2007, não saíram do papel. A grande verdade é que a inaptidão do atual governo para realizar alcançou também a Copa do Mundo. O Brasil é um grande cemitério de obras inacabadas e com sobrepreços espalhados por toda a parte. O que eu espero é ganhar dentro do campo, dando uma imensa alegria à população brasileira. E dois meses e meio depois da final da Copa do Mundo, vamos ganhar de novo, elegendo um governo que tenha compromisso com a ética, a eficiência e com as mudanças, tudo o que o governo do PT não tem tido.

Aécio Neves lembrou das cheias que afetam os estados do Sul, como Paraná e Santa Catarina, nas últimas semanas. Ele responsabilizou o governo federal por não ter investido em planos de prevenção para conter as calamidades.

-Faltam ações, sobretudo do governo federal, de prevenção, que permitam uma resposta mais rápida a essas regiões, a essas famílias. Essa coordenação por parte do governo federal vem faltando não apenas no Paraná, mas em outras partes do Brasil.

Pela manhã, ainda em São Paulo, Aécio prestigiou a convenção estadual do PTB na capital paulista. Ao agradecer o apoio ao secretário-geral da sigla, deputado Campos Machado, o presidenciável tucano disse que a parceria continuará num eventual governo dele na Presidência da República.

A convenção do PSDB oficializou nesta tarde a candidatura à reeleição do governador Geraldo Alckmin e a indicação do PSB para a vice. O nome do escolhido ainda será formalizado, mas tudo indica que será o presidente estadual do PSB em São Paulo, Márcio França, que estava na convenção tucana.

O ex-governador José Serra teve a candidatura a deputado federal homologada nesta tarde, mas lideranças do partido disseram que esse quadro ainda pode mudar até o dia 4, embora considerem pouco provável uma indicação dele à vaga para o Senado. Serra fez um discurso em defesa da continuidade do legado do PSDB no estado e, ao pedir voto para Aécio, ele pediu à população que não tenha medo de mudar.

— Só podemos ter medo de uma coisa na vida pública: o medo do medo de mudar. Não podemos ter medo de mudar. A nossa coragem vai ter que se desdobrar em duas frentes. A primeira é para que esse estado continue a ser uma das grandes forças que movem o Brasil. A segunda é mobilizar o povo de São Paulo para mudar o Brasil elegendo para a Presidência da República Aécio Neves.

Serra recebeu elogios de Alckmin e Aécio. O primeiro referiu-se a ele como "guerreiro incansável" e Aécio disse que ele é um "extraordinário líder político".

Nenhum comentário: