sábado, 28 de junho de 2014

Aécio Neves destaca importância do Nordeste em visita a Campina Grande (PB)

- Agência Estado

CAMPINA GRANDE (PB) – Os sons, as cores e a cultura nordestina recepcionaram o presidente nacional do PSDB e candidato à Presidência da República, senador Aécio Neves, em Campina Grande (PB), na tarde desta sexta-feira (27). Recebido pelo pré-candidato do PSDB ao governo da Paraíba, senador Cássio Cunha Lima, pelo prefeito da cidade, o tucano Romero Rodrigues, pelo deputado federal Bruno Araújo (PSDB-PE), diversos aliados e lideranças políticas, além do grupo de dança nativa Tropeiros da Borborema, Aécio destacou a importância do Nordeste em sua plataforma de governo.

“Tenho dito sempre que, na nossa plataforma, ou nas propostas que vamos estar discutindo e apresentando aos brasileiros, todas elas se iniciarão com um capítulo para o Nordeste brasileiro. Mas, dessa vez, unindo duas questões em falta hoje no plano central, no governo federal: decência e eficiência”, afirmou, em entrevista coletiva no aeroporto Presidente João Suassuna.

Segundo Aécio, a melhor maneira de trazer transformações para a região é por meio de um choque de infraestrutura, programa que o candidato à Presidência pretende lançar na primeira semana de agosto.

“Vamos ver as obras que estão no meio do caminho, inconcluídas, prioritariamente. Quais são aquelas outras que, essencialmente, contribuem para a melhoria da competitividade, dos vários produtos que aqui na região são produzidos. Vamos ver aquelas medidas que, do ponto de vista social, têm o maior alcance. O que vamos ter é um governo que planeje, não um governo que viva do improviso como existe hoje no Brasil”, ressaltou.

Demandas da população
Após a chegada à cidade, Aécio seguiu para o Sítio São João, cidade cenográfica que reconstitui antigos engenhos, casas de farinha, roçados de milho e outros locais representativos para a história nordestina. Lá, tomou um café na banca da promotora de vendas Ana Lígia, de 37 anos.

“É importante e muito animadora a presença de um candidato à presidência da República aqui entre nós”, celebrou a paraibana.

Aécio visitou ainda o Salão do Artesanato, onde foi recepcionado pela quadrilha Rojão do Forró. O tucano viu de perto trabalhos em cerâmica, madeira, bordado e renda, conversou com artesãos e ouviu as demandas da população.

“O que a gente mais precisa é de saúde, educação e segurança. Do resto, a gente corre atrás”, salientou a artesã Maria Helena, 37 anos.

Já o estudante de Comunicação Social Francisco de Assis, de 33 anos, lamentou a condução que o atual governo federal dá às políticas destinadas à região.

“O PT nunca me agradou. Faltam políticas para o Nordeste. A transposição do rio São Francisco, por exemplo, até hoje ainda não saiu do papel”, lembrou.

São João
O presidente nacional do PSDB também mostrou-se animado em conhecer o tradicional São João de Campina Grande, uma das maiores festas do mundo. “Estou muito feliz de estar aqui. Já vim a Campina inúmeras vezes, mas é a primeira vez que venho a Campina no São João. Estou doido para comer uma carne de sol”, disse.

Aécio visitou a festa no Parque do Povo, arena construída durante a administração do então prefeito Ronaldo Cunha Lima. Acompanhado com festa pela população, o tucano recebeu dois presentes: um grafite feito pelo artista Evandro Brito e um chapéu de couro, confeccionado pelo artesão Roosevelt Fernandes.

O candidato à Presidência da República encerrou sua visita no “Manoel da Carne de Sol”, onde provou do prato típico acompanhado de mandioca e farinha d’água. Aécio segue ainda nesta sexta-feira para Caruaru (PE), onde conhecerá o também tradicional São João da cidade.

Nenhum comentário: