sábado, 17 de maio de 2014

Serra vai a evento de Aécio e afirma que o mineiro 'encarna' a mudança

• Ex-governador diz que, "se Deus quiser", país vai mudar com o senador à frente; ambos criticam PT

• A blogueiros, o ex-presidente Lula afirma que "estão tentando jogar em cima do PT a pecha da corrupção"

Daniela Llima e Marina Dias – Folha de S. Paulo

SÃO PAULO - Pela primeira vez desde que o senador Aécio Neves (MG) despontou como nome do PSDB para a disputa presidencial, o ex-governador José Serra (SP) compareceu a um evento de apoio à candidatura do mineiro.

A presença de Serra se deu na noite desta sexta-feira (16), em meio a especulações sobre a hipótese de ele ser vice de Aécio. Questionado, o mineiro o elogiou, mas disse que o tema não está em discussão.

Os dois chegaram juntos a um evento partidário, em Cotia, na Grande São Paulo. No palanque, falaram pouco e trocaram um abraço ao fim do evento.

Serra defendeu a candidatura de Aécio e disse que o mineiro encarna a "mudança". Ao falar, relembrou suas derrotas em disputas ao Planalto, em 2002 e 2006.

Avaliou que, na primeira oportunidade, a população queria mudança. Na segunda, buscava a continuidade do governo Lula. "Agora, a situação se inverteu novamente", concluiu. "Se Deus quiser, o Brasil vai mudar. Se Deus quiser, o Brasil vai mudar conosco, com o Aécio à frente", concluiu.

Aécio acompanhou a fala de Serra com os olhos voltados para a plateia. Mencionou o avô, Tancredo Neves, para elogiar o ex-governador. Segundo ele, Tancredo dizia que era preciso avaliar os homens também por aqueles que os cercavam. "Por isso, sinto um orgulho enorme de ter ao meu lado um homem com a grandeza de Serra."

Os dois disputaram por anos o protagonismo no PSDB. Travaram a última disputa no final de 2013. Aécio despontou como pré-candidato e Serra retirou seu nome.

Há um mês, aliados do ex-governador passaram a defender a chapa Aécio-Serra.

Partido do mensalão
No evento, fizeram críticas a Dilma Rousseff e à propaganda do PT. Serra disse que o partido adotou a mentira como "método".

A fala mais dura de Aécio sobre a publicidade petista se deu mais cedo. Segundo ele, a sigla "brindou os brasileiros" com uma peça "exótica" em que "o partido do mensalão aparece como aquele que mais combate a corrupção".

Pela manhã, em palestra a blogueiros em São Paulo, o ex-presidente Lula afirmou que "estão tentando jogar em cima do PT a pecha da corrupção", mas não teme comparações. "O que temos que comparar somos nós [PT] com eles [PSDB]. Não tenho medo de comparar em nenhuma área, inclusive na questão da corrupção."

O ex-presidente afirmou ainda que "estão com medo de Dilma" e que nunca viu "tanta virulência e ataque preconceituoso". Ele citou discurso em que o deputado Paulinho da Força (SDD) a chamou de "maldita".

"Dilma é uma mulher fina, formada na Unicamp, letrada. Pensei que iam tratá-la com mais delicadeza", disse Lula. Formada em economia, Dilma matriculou-se na Unicamp para fazer mestrado e doutorado, mas não concluiu os cursos.

Nenhum comentário: