sexta-feira, 9 de maio de 2014

Putin chega à Crimeia para celebrar vitória soviética na Segunda Guerra Mundial

• Tradicional desfile militar na Praça Vermelha de Moscou aconteceu em pela crise com a Ucrânia

• ‘Aqueles que derrotaram o fascismo nunca devem ser traídos’, afirma presidente

O Globo com agências internacionais

MOSCOU — O presidente russo, Vladimir Putin, chegou à Crimeia nesta sexta-feira para celebrar a vitória soviética contra a Alemanha nazista em 1945, após participar pela manhã do tradicional desfile militar na Praça Vermelha de Moscou. Durante as celebrações, o presidente elogiou a força triunfal do patriotismo russo, num momento de crescente tensão pela crise ucraniana, em que a Rússia é acusada de apoiar separatistas do Leste. É a primeira visita do presidente à Península da Crimeia desde sua anexação ao território russo.

— A força triunfal do patriotismo russo sai vitoriosa nesta celebração, na qual todos sentimos de maneira especial o que significa ser fiel à pátria e como é importante defender seus interesses. Aqueles que derrotaram o fascismo nunca devem ser traídos — afirmou Putin em um discurso na Praça Vermelha para as tropas e os veteranos da Segunda Guerra Mundial.

A Crimeia, onde se encontra a principal base naval russa no Mar Negro, foi anexada pela Rússia em março por meio de um referendo convocado às pressas depois de forças pró-Moscou tomarem a Península. Putin participará em Sebastopol de cerimônias que recordam a libertação da localidade dos nazistas há 70 anos.

A chanceler alemã, Angela Merkel, lamentou que Putin utilize os festejos em homenagem à vitória aliada durante a Segunda Guerra Mundial para fazer sua primeira visita à Crimeia.

Até o momento, o Kremlin confirmou a presença de Putin em 6 de junho na celebração dos 70 anos do desembarque aliado na Normandia (França), onde encontrará com o presidente americano, Barack Obama, e com Merkel.

A parada militar em Moscou começou com o ministro da Defesa russo, Serguei Shoigu, que passou em revista as tropas com hinos militares ao fundo. O tradicional desfile, organizado este ano como uma demonstração de força, teve a participação de 11 mil soldados.

A Rússia comemora todos os anos a vitória dos aliados na Segunda Guerra Mundial em 9 de maio, um dia depois das cerimônias nos países ocidentais. O regime nazista assinou a rendição no fim da noite de 8 de maio, quando em Moscou já era dia 9 por causa do fuso horário.

Nenhum comentário: