domingo, 11 de maio de 2014

PSB anuncia pré-candidatura do senador Rodrigo Rollemberg ao governo do DF

• Nome do deputado federal Reguffe também foi apresentado para disputar o Senado na mesma chapa

André de Souza – O Globo

BRASÍLIA — O PSB anunciou neste sábado a pré-candidatura do senador Rodrigo Rollemberg ao governo do Distrito Federal. Em evento realizado em Brasília, também foi apresentado o nome do deputado federal Reguffe (PDT-DF) para disputar o Senado na mesma chapa. No plano nacional, o PDT deve apoiar a reeleição da presidente Dilma Rousseff, do PT, e não o presidenciável do PSB, o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos. Mas tudo indica que o PDT de Brasília vai pender para Eduardo e sua vice, a ex-senadora e ex-ministra Marina Silva.

— Há um conforto total nesta união entre Eduardo, Marina, Cristovam (o senador Cristovam Buarque, do PDT do DF), Reguffe e eu. Estamos todos juntos no mesmo projeto. Questão nacional, cada partido tem que tratar da sua maneira. O que eu sei é que Cristovam já declarou muitas vezes seu apoio a Eduardo Campos. E a gente sabe da ligação do Reguffe com a ex-ministra Marina Silva — afirmou Rollemberg.

Questionado para quem vai pedir votos na eleição presidencial, Reguffe respondeu:

— Meu foco é no Distrito Federal e construir um projeto alternativo para a população do Distrito Federal, que resgate o valor da política e faça com que o Distrito Federal, a capital de todos os brasileiros, seja exemplo para país. Temos que resgatar o valor da política e autoestima da cidade.

Em comum, tanto Rollemberg como Reguffe, assim como seus apoiadores, contam com o peso eleitoral de Marina Silva para ter votos. Em 2010, Marina foi a terceira candidata mais votada para presidente da República, com 19,33% dos votos válidos. O DF foi a única unidade da federação em que ela venceu, alcançando 41,96% dos votos válidos.

— Eu acho que sem dúvida nenhuma ajuda. Marina Silva tem uma força muito grande no DF e isso ajuda — disse Reguffe.

Na eleição deste ano, o governador do DF Agnelo Queiroz vai tentar a re-eleição. O ex-governador José Roberto Arruda, que saiu do cargo em 2010 em meio ao escândalo do mensalão do DEM, articula para voltar ao poder. Enquanto a gestão de Arruda foi marcada por várias obras pela cidade e pela corrupção, o governo de Agnelo é muito mal avaliado. Pesquisa CNI/Ibope divulgada em dezembro do ano passado mostrou que apenas 9% dos eleitores do DF consideravam seu governo ótimo ou bom, enquanto 62% o avaliavam como ruim ou péssimo. Ele estava à frente apenas da governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini (DEM).

— Se de um lado tem o rouba mas faz, do outro temos uma apagão de gestão, nós podemos dizer que os nossos princípios são do planejamento, governança e gestão. Nós vamos demonstrar que quem não rouba faz muito mais — afirmou Rollemberg.

Com discurso marcado pela ética, Reguffe foi eleito deputado distrital em 2006. Em 2010, foi candidato a deputado federal proporcionalmente mais bem votado do Brasil, com 18,95% dos votos válidos no DF. Nas duas ocasiões, Reguffe disputou uma eleição proporcional, em que não é preciso superar todos os outros candidatos para ser eleito. A eleição para o Senado é diferente: é majoritária, ou seja, ele precisará conquistar mais votos que todos os seus concorrentes.

O cargo de vice na chapa ainda está vago.

— A partir da semana que vem, vamos começar a conversar com os demais partidos. Tem uma série de partidos com quem já tivemos uma pré-conversa. Agora vamos aprofundar essas conversas — explicou o presidente do PSB do DF, Marcos Dantas.

Nenhum comentário: