terça-feira, 6 de maio de 2014

Para Aécio, Serra como vice é apenas especulação

• Objetivo de discutir nome é reaproximá-lo do núcleo político do PSDB

O Globo

BRASÍLIA - Aliados do ex-governador José Serra estão trabalhando para emplacar o nome do paulista entre as possibilidades de escolha para vice-presidente na chapa encabeçada pelo senador e presidente do PSDB, Aécio Neves (MG). Mas a hipótese é recebida com resistência por aecistas, que consideram a personalidade forte de Serra pouco apropriada para o papel de um vice. Nos bastidores, tucanos ligados a Aécio temem que o paulista provoque constrangimentos e tente se sobrepôr ao mineiro.

Na segunda-feira, Aécio disse que o assunto ainda não foi tratado e que ele nem sabe qual seria a disposição de Serra.

— São especulações absolutamente naturais nessa hora. Mas esse assunto não foi tratado ainda por nós. Não sei nem qual é a disposição do ex-governador — afirmou Aécio.

As especulações cresceram nas últimas semanas, no âmbito de uma estratégia de serristas de trazer o ex-governador de volta aos holofotes. Desde outubro de 2013, quando Serra anunciou que não trocaria o PSDB pelo PPS, e virtualmente abriu mão de disputar a Presidência da República, o paulista tem estado afastado do jogo eleitoral. A intenção, ao incluir o nome de Serra nos debates sobre a escolha do vice de Aécio, é justamente trazê-lo de volta ao núcleo de discussões tucanas para essa eleição.

Um interlocutor de Serra relata que o paulista “não fechou as portas” para a hipótese de ser vice porque nunca joga apenas com uma possibilidade. Até agora, a informação mais frequentemente divulgada é que Serra será candidato a deputado federal. O discurso usado pelos defensores da presença do ex-governador na chapa presidencial consiste em comparar a situação do PSDB com a de Eduardo Campos (PSB), que tem Marina Silva como vice para potencialmente agregar votos.

Embora seja visto como um político associado ao “velho” — antagônico à imagem que Aécio tenta construir —, Serra ainda tem força junto aos tucanos paulistas. Portanto, não seria simples para Aécio vetar sua participação na chapa, o que poderia afastá-lo dos tucanos paulistas.

Oficialmente, o discurso no PSDB é de que o vice de Aécio só será decidido na primeira semana de junho, pouco antes da convenção do partido, marcada para 14 de junho. Segundo tucanos próximos a Serra, o relacionamento entre Aécio e Serra, que nunca foi amistoso, estaria “melhor”. Por enquanto, ninguém diz, oficialmente, ter ouvido de Serra ou de Aécio manifestações sobre o vice.

Nenhum comentário: