domingo, 4 de maio de 2014

Panorama político - Ilimar franco

- O Globo

Procuram-se investidores
O ministro Paulo Bernardo (Comunicações) e o presidente da Anatel, João Rezende, farão um road show por Europa e Estados Unidos entre junho e julho. Partem em busca de investidores para a ampliação dos serviços de 4G no Brasil. Já houve conversa com os chineses. O governo corre contra o tempo para aumentar a arrecadação com o leilão marcado para agosto.

Há vagas
O governo federal está preocupado com o índice de desocupação dos hotéis no período da Copa do Mundo. Segundo dados apresentados ao Ministério do Turismo pelo Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil, havia até o fim de abril só 50% de ocupação nas cidades-sede, enquanto 41% dos quartos estão desocupados e 9% bloqueados por agências. O pior caso é São Paulo: a desocupação chega a 64%. Em Curitiba, 43% dos quartos estão vagos e, em Salvador, 35%. O Rio é campeão de ocupação dos hotéis. Há apenas 10% de disponibilidade. E este índice cai a 7% no fim de semana da final da Copa, 12 e 13 de julho. No Rio, 1% está bloqueado por agências.

“A presidente Dilma deve estar com saudade da ministra Ideli. Desde que Aloizio Mercadante e Ricardo Berzoini assumiram a coordenação política, seu governo está vindo abaixo.”

Aécio Neves
Senador e presidente nacional do PSDB

Piora ou melhora?
O deputado Luiz Argôlo (SDD-BA), que trocou mensagens carinhosas com Alberto Youssef, explicou ao partido que fez negócios com o doleiro. Vendeu um terreno na Bahia e recebeu parte do pagamento em rolos compressores.

Oi, oi, oi
Ao receber ligação de Dadá da Bahia, o presidente do TSE, ministro Marco Aurélio Mello, tomou um susto. “Fala, meu negão!”, disse a cozinheira baiana. Mello achou que ela havia se enganado. Depois de titubear por alguns instantes, riu e teve uma conversa animada com Dadá, que aceitou fazer propaganda institucional para o TSE sem receber cachê.

Descolada
A presidente Dilma gostou tanto do “face to face” que realizou na semana passada, que disse aos auxiliares que quer usar o sistema de conversa online com mais frequência. Sem avisar, surgirá no Facebook para responder algumas questões.

Desidratação socialista
Uma preocupação passou a rondar a cúpula do PSB: três dos mais bem votados deputados não concorrerão à reeleição, podendo levar a uma redução da bancada. Romário (RJ) e Beto Albuquerque (RS) concorrerão ao Senado. Márcio França (SP) ficará na coordenação da campanha de Eduardo Campos a presidente.

Minoria expressiva
Das 16 vagas da Câmara na CPMI da Petrobras, apenas duas são do PT. As demais, são distribuídas entre partidos da oposição e da base aliada nem tão fiel, formando maioria que quer ver o circo pegar fogo durante as investigações.

Quem é quem
As vagas da Câmara na CPMI da Petrobras serão assim distribuídas: duas para PT, PMDB e PSD, cada; e uma para PSDB, PP, PR, PSB, DEM, SDD, PTB, PDT, e bloco PV-PPS, cada. Por isso, governo queria restringir investigação ao Senado.

Chega esta semana ao Brasil a última leva dos 11,4 mil cubanos contratados pelo governo para integrar o Programa Mais Médicos.

Nenhum comentário: