segunda-feira, 5 de maio de 2014

Mantega prevê aumento de impostos neste ano

- Zero Hora (RS)

Com indicações de que não vai conseguir fechar as contas de 2014, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que pode elevar impostos para cumprir a meta de superávit fiscal, de 1,9% do Produto Interno Bruto (PIB). A declaração foi dada em entrevista publicada no jornal O Globo de ontem.

Mantega não chegou a detalhar a elevação, mas disse que "poderíamos fazer é (alterar a) tributação sobre bens de consumo":

– O IPI dos carros, que foi reduzido no passado, por exemplo, está sendo recomposto. Não há uma decisão ainda, mas ele poderá subir agora em junho.

Sobre o aumento de tributação na cerveja, disse que foi uma correção, porque a indústria elevou o valor da bebida, lembrando que a tributação é proporcional ao preço.

– Este é o momento adequado porque as empresas (fabricantes de cerveja) vão aumentar o faturamento (com a Copa) e podem perfeitamente diluir isso. Essa correção é insignificante. Em média, dá uns 2,5% sobre o preço final – disse em entrevista ao jornal.

Além de aumento de impostos, o ministro afirmou o que pode haver, se necessário, outro corte no orçamento federal. Já foi feito um de R$ 44 bilhões, em fevereiro. Sobre o reajuste de 10% no Bolsa Família, disse que será absorvido sem prejuízo para a meta fiscal.

Nenhum comentário: